Fragmusicar

Tem certos dias em que penso em minha gente e sinto assim o meu peito se apertar. Tanta gente diferente, sonhos desiguais, uns que vem outros que ficam. Procura-se um olhar que seja transparente, um lugar onde possa se ajeitar sem ter que muito explicar. Tem gente alegre, triste, desempregada, satisfeita, formada, desinformada, cabisbaixa, saltitante, tem gente nos cantos e arredores, tantos, e no entanto, solitários.

Não sei onde estou... Embora sejam conhecidos os caminhos, veja em cada face um sorriso. Apertem as mãos, homens, crianças, mulheres , todos de olhares tantas vezes sombrios. São lojas, avenidas, ruas, praças, cines, teatros, galerias, praias, bares; uma cadeira, uma mesa, uma janela, pessoas, lugares , momentos apenas, que quase sempre levam ao mesmo lugar.

Ando devagar porque já tive pressa... Depois de muito caminhar descobre-se que a vida não altera seus rumos, reconstrói destinos, alivia a carga dos seus caminhantes. Pelo caminho, todas as vezes que segue, apressadamente, um caminhante, sempre deixa este encoberto parte de si. Somente depois que se aprende a olhar ao redor, observar nos olhos, diminuir os passos, olhando à face do que vai ao lado, descobre-se que a vida é um bonde que sempre passa nos mesmos lugares.

E a vida, e a vida, diga lá meu irmão o que é.. é a batida de um coração é uma doce ilusão... O que é a vida para que paremos e pensemos nela? Energia que nunca se acaba, calor que sempre nos aquece. É mar coberto de ondas, com sua idas e vindas, com seu constante girar em torno dos que nela acreditam. E passa a vida, doce vida rotineira, em que passos e compassos tantas vezes se descompassam. Vida cheia de mitos, ritos, tradições, culturas , Maria, Tião, José e João, sempre de coração e ilusão renovados em cada estação.

Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos... não seria capaz de descrever a vida, os sonhos e sorriso dos que conosco já caminharam. Cada qual é uma vida, quantas línguas já nos levaram a uma avenida. Língua mãe, Flor do Lácio, repleta de variedades, coberta de enigmas, incapaz de desvendar os mistérios da alma humana. Implícita no desejar e explicita nas diferentes formas de amar.

Não precisa dizer nada que você não queira dizer, para que mais tarde não venha a se arrepender... Os instantes são breves, a vida é longa, o caminhar constante. Os sentimentos e as emoções são bagagens sempre presentes nesta vida. Ouça com o coração, veja com as mãos, apenas sinta com a emoção. Não precisa dizer nada que você não queira sentir, apenas me olhe assim, porque tem certos dias em que penso em minha gente e me sinto assim, não sei onde estou, e ando devagar porque já tive pressa. É a vida, é a vida meu irmão, é a batida de meu coração, é uma doce ilusão, e ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, não conseguiria me expressar totalmente, pois nestes dias, sou casa simples, com cadeira pelas varandas , flores tristes e baldias como a alegria que não tem onde encostar.

E não precisa dizer nada que você não queira dizer, ou sentir, para que eu possa encontrar tudo, tudo que me falta em você.