A CASA DE DONA CELESTE

Residir em Itabaiana, num universo de grandes artistas, de uma genialidade reconhecida nos quatro cantos do Brasil e alguns até no exterior, a exemplo do músico Sivuca, do cineasta e documentarista Vladimir Carvalho, do artista plástico Otto Cavalcanti, de poetas do nível de Zé da Luz e Jessier Quirino, é quase impossível não se contagiar com a rica cultura do lugar.

Foi nesse ambiente que conheci a professora aposentada Dona Celeste. Pedagoga renomada e orgulhosa por ter preparado o alicerce intelectual de várias gerações de itabaianenses, que hoje brilham no campo da literatura, do direito, da engenharia e da medicina. Professora Celeste, hoje com mais de setenta anos, não demonstra nenhum enfado quando os assuntos são educação e cultura de sua querida Itabaiana.

Tive a honra de conhecê-la através de minha esposa Ivoneide, que ainda é da sua parentela, o que tem sido motivo de muito orgulho para nós.

Ao ouvi-la falar com tanta propriedade e amor, da cultura e da história da terra de Abelardo Jurema, fomos logo atraídos pelo seu vasto conhecimento e pela sua nobreza de espírito, sempre pronta a nos receber em sua casa, situada na Rua Presidente João Pessoa, Centro de Itabaiana, para longas e proveitosas conversas, que sempre se resumiam em verdadeiras aulas sobre a deslumbrante história cultural da Rainha do vale do Paraíba.

Foi em sua casa que tive o privilégio de conhecer pessoalmente o escritor presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, o itabaianense Reginaldo Alves de Araújo, que tivera sido, em sua infância, aluno da professora Celeste. Ainda em sua casa, como Secretário Adjunto de Cultura, participei por diversas vezes de reuniões com diretores de escola, professores e alunos, para definirmos detalhes da programação cultural do mês de maio de 2010, alusiva à comemoração do aniversário de emancipação política do município.

Professores, poetas, músicos, artistas plásticos, grupos folclóricos e outras representações da cultura popular, sabem que sempre encontrarão apoio no coração de Dona Celeste.

É por isso que para mim e para muitos outros poetas e artistas, a sua casa é a verdadeira “casa da cultura itabaianense”!