Infidelidade X Lealdade


Fidelidade tem por origem o vocábulo latino “fidelitate”. Tem o significado da qualidade daquele que é fiel; lealdade; exatidão; honestidade; semelhança  Apesar, de o dicionário informar que fidelidade e lealdade têm o mesmo significado eu particularmente não vejo da mesma forma, acho que são muito mal interpretadas. A Fidelidade é algo de momento, rápida ou que seja, “Que seja eterno enquanto dure”, como dizia a poetinha Vinicius de Moraes.

Já a Lealdade, é uma atuação longa, ele é brando, porém com muita chance de se tornar duradoura. O leal está ao lado da pessoa em qualquer situação. Não tem como comprá-la. Se analisarmos, a Fidelidade e a Lealdade verão que ambas possuem características especiais e que devem ser buscadas de forma clara.

Sabemos que, a Infidelidade é um dos aspectos mais discutidos nos relacionamentos. Há vários tipos de fidelidade, ela não está presente somente na união entre casais, familiar, entre amigos, namoros e etc., mas ela também está presente no comércio, assim como a lealdade.

No comércio, por exemplo... Têm pessoas que não trocam a marca de seus automóveis de modo algum, são tão fieis a ponto defender a marca com unhas e dentes, porém se aparecer um produto com grande qualidade rapidinho mudam de marca. Os leais ao produto  experimentam, opinam  e declaram a sua preferência.


Cansamos de ouvir em cerimônias de casamentos aquela frase: “Juro solenemente ser fiel blá blá blá...”, quando bastava dizer apenas prometo ser leal. A fidelidade infelizmente é um produto há curto prazo, pois quando esse produto não lhe serve mais é trocado é substituído.

Já a Lealdade, ela é mais lenta, mais duradoura, mais verdadeira. Há muitos homens e mulheres que são leais, mas não são fieis assim como há muitos que são fieis sem serem leais. É muito raro ter uma pessoa leal e fiel ao mesmo tempo, daí tanto sofrimento.

Na fidelidade o homem ou a mulher diz ser fiel à pessoa, ao invés de se direcionar para o ser amado com lealdade, tem a sua energia dirigida ao disfarce, a máscara. A lealdade, no entanto, age de forma autêntica, ela pura como uma criança, tem um efeito muito maior com o ser amado diferente do infiel que reserva a sua lealdade para outras atividades, menos para o ser amado.

Acredito que o que machuca mais no relacionamento é a falta de lealdade, a falta de ser verdadeiro e honesto. A lealdade não usa disfarce, diz o que sente e o que quer, e se for compromissado tem coragem em contar o que fez de errado a pessoa sem que essa venha saber por terceiros. Por isso, eu penso que é mais fácil perdoar uma pessoa leal do que um infiel... Bom, essa é a minha opinião... Agora, qual é a sua?


16/01/2011