VIDA, UMA HISTÓRIA A MUITAS MÃOS

Não precisamos agir com o pensamento focado apenas no futuro, e muito menos com os olhos voltados para trás, pois sobre o passado não temos mais ação. Temos que avaliar o que pode ser bom para nós no momento presente, mas, precisamos saber que todas as nossas escolhas terão consequências, muitas vezes, imutáveis.

Portanto, devemos estar certos de que nem todos os fatos da nossa vida dependem somente de nós, aliás, talvez nenhum deles dependa exclusivamente de nós. Uma série de fatores internos e externos influenciam o que vamos fazer nessa ou naquela ocasião.

Mais tarde é que a gente fantasia que poderia ter sido diferente. Então, precisamos apenas ter a consciência, nos conformarmos, e nos perdoarmos por ter tomamos essa ou aquela decisão só porque foi a única que conseguimos naquele momento, somando tudo ao nosso redor. Para mais tarde não nos iludirmos que poderia ter sido diferente.

O segredo é saber ser feliz independentemente do cenário, do tempo, das pessoas, das nossas escolhas terem se cumprido positivamente em nossa vida. É possível ser feliz em qualquer caminho que escolhemos conscientemente para nossa vida. Isso, sim, só depende de nós mesmos. Não devemos responsabilizar ninguém pelo que nos tornamos.

Nós sempre tendemos a avaliar o que fizemos com base no que somos agora, como se fôssemos seres estáticos que não se transformam ao longo do tempo. Nossas prioridades mudam, nossa visão de mundo muda, enfim, somos outra ao relembrar o passado. E a tendência é cobrar atitudes e dedisões que tomaríamos se nós fôssemos, naquela época, o que somos hoje. Mas, não éramos!

E toda a experiência acumulada? E tudo o que aprendemos ao longo do tempo? É como se fôssemos mães ou avós de nós mesmas ao relembrarmos daquela garotinha de tempos atrás. Não rola. O que rola é o perdão, e se conformar e ficar orgulhosa do que foi possível fazer, e da pessoa que nos tornamos.

No final, ninguém é dona da própria história. Nossa história tem várias donas. Por que as autoras, apesar de sermos sempre nós mesmas, mudam quase todo o tempo ao longo da nossa história. E, a cada momento que a revemos, e a recontamos, fazemos de forma diferente também. Enxergamos por outro ângulo, avaliamos por outros olhos, mais rigorosos e menos puros, dependendo do capítulo que estamos escrevendo hoje.

Vamos seguindo a nossa vida, escrevendo com a certeza de que não é um rascunho, pois não teremos a oportunidade de passarmos a limpo. Sejamos felizes com quem fomos, com quem somos e com quem vamos ser, através de tudo aquilo que aprendemos ao longo da nossa história.

Vannessa Adryanna
Enviado por Vannessa Adryanna em 17/01/2011
Reeditado em 20/02/2012
Código do texto: T2735107
Classificação de conteúdo: seguro