Ética em pauta durante o 2º governo de Lula 

     Um dos temas que será questionado e manterá na agenda das instituições brasileiras durante um longo período é a questão da ética. O que é ética e como devemos agir com pessoas que não as tem e que exercem cargos públicos ou mesmo estão à frente das entidades civis. 

     Para iniciar esta reflexão levantaria a seguinte questão: Um grupo de amigos se reúne e resolve instituir uma entidade civil para atender a crianças carentes. Pois bem, se cria uma diretoria e inicia o projeto. Uma entidade filantrópica na maioria delas não tem recursos próprios para se manter, sendo assim, necessita de colaboração da sociedade civil, das entidades civis, das entidades governamentais municipais, estaduais e federais. Na verdade, são as entidades governamentais e a sociedade civil que através de recursos mantém o funcionamento desta entidade para crianças. 

     Pois bem, imaginamos que esta entidade fundada para crianças recebe grande soma de recursos e que seus diretores decidem pegar parte deste dinheiro e repartir entre si. Além destes recursos os quais desviam, seus diretores aproveitam ainda e usam dos bens da entidade para si próprios como automóveis, alimentos e de outros benefícios. Aqui fica a pergunta: Mesmo que a entidade promova um trabalho social; mesmo que varias crianças sejam beneficiados estes diretores merecem a confiança do povo? Estes diretores são éticos? Qual na verdade é a intenção final destes diretores; o bem das crianças? Ou estão usando de uma situação para levar vantagens. 

     A ética passa por princípios; a ética passa por valores morais; a ética passa pela formação individual e coletiva de uma sociedade. A ética não pode levar em conta todas as atuações de outros grupos, pelo contrario, é um principio intrínseco do individuo. Ética não é transferida a outrem, ela é pessoal ou coletiva de um grupo. 

     Com isto quero dizer que parte da sociedade não quis, ou foi induzida a não levar em conta esta realidade do atual governo. Lula através do poder que lhe foi concedido pela sociedade aproveitou-se dele e fez desta instituição chamada Brasil o que relatei em relação ao grupo de pessoas que dirigem esta tal entidade ( fictícia ) para crianças carentes. Com o nosso voto consciente ou não avalizamos esta conduta antiética e de corrupção de um grupo de pessoas que hoje são diretores desta instituição. 

     Hoje grande parte da sociedade não pode mais falar mal de Maluf; não pode mais questionar os governos corruptos, e nem mesmo os diretores de Ongs que são corruptos, pois ela se encontra sem moral e mesmo sem ética para falar mal destes políticos, ou destas pessoas, pois elegendo Lula e seu grupo consagrou a corrupção e a falta de ética do homem público. 

     Uma das facetas e interpretação do que é ética está relacionado a conduta de uma pessoa ou grupo frente a uma entidade, frente a um bem público mesmo que sua atuação seja para um fim louvável e que, tendo o poder de usurpar-se dele sem levantar suspeitas de corrupção, este ( grupo ) não o faz por princípios de valores.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 31/10/2006
Reeditado em 31/10/2006
Código do texto: T278520