GAROTA DE PROGRAMA...

Você sabe informar quanto ganha por dia de trabalho?

Pode parecer difícil ou vexatório fazer este tipo de declaração pública, isso porque muitos profissionais se sentem humilhados quando recebem algum tipo de remuneração após um serviço executado, caso específico de muitos médicos, professores, delegados, policiais militares e muitos dos que constam na lista de empregados de algum tipo de governo.

Tem professores municipais nordestinos que não chegam a ganhar R$ 300,00 por mês de trabalho; se seguirmos a regra de segunda a sexta-feira, cerca de 22 dias trabalhados; se ele destinar oito horas por dia ao seu ofício, um professor do interior do Nordeste saberá que ganha R$ 1,70 por hora trabalhada. É isso mesmo! São um real e setenta centavos por cada hora de ensino na zona rural de muitos municípios nordestinos e saibam que 99,99% dos professores vão à escola; trabalhar sem vale-transporte, sem vale-alimentação e sem carteira assinada. Se um professor destes vier à cidade grande e for ao Mac Donalds comprar um Big Mac, ele gastará de uma só vez quase 10% do seu salário do mês inteiro.

Pesquisa recente do datafolha, me encaminhada por um amigo querido, revelou que um animador de festa, que trabalhe como mágico em São Paulo pode receber até R$ 17.000,00 se conseguir duas apresentações por dia, durante 22 dias; já um palhaço pode ganhar até 11.000,00 se fizer a mesma jornada de trabalho do mágico, quase o mesmo que ganha um cabeleireiro especialista em escova progressiva, que é cerca de R$ 8.000,00.

Na lista dos mais valorizados, segundo o datafolha, estão pedreiro, que chega a ganhar até R$ 7.000,00; pintor e encanador que ganham em média, R$ 6.000,00 e a empregada doméstica diarista, que cobrando cerca de R$ 67,00 por dia, se trabalhar 22 dias, receberá limpinhos R$ 1.474,00. Em São Paulo um banho e tosa de um cachorro custa em média R$ 70,00 e quem tiver apto a fazê-lo três vezes por dia, não tira menos do que R$ 5.000,00. Apenas uma advertência: pedreiros, pintores, ancanadores, diaristas e tosadores de cães, estão em falta na cidade de São Paulo; por isso se deduz que tem muita gente ganhando muito mais do que isso!

Um sapateiro que troca uma sola inteira cobra cerca de R$ 43,00 por cada serviço, segundo a mesma pesquisa; alguns afirmam que fazem isso cerca de 5 vezes ao dia; se for verdade, um sapateiro tira no final do mês cerca de R$ 5.000,00 por mês, ou cerca de R$ 26,87 por hora de trabalho. Tem policiais militares, também no Nordeste, que ganham algo em torno de R$ 6,81 por hora trabalhada; quase quatro vezes menos que um sapateiro em SP!

Um juiz em início de carreira, na maior parte do Brasil, não recebe o mesmo que um mágico; ele ganha algo equivalente a um palhaço e infinitamente menos do que uma cabeleireira TOP de Linha que atende as madames do Jet Set. Para os curiosos, um juiz de direito em média recebe, pelo salário, cerca de R$ 16.000,00 líquido; tem os benefícios, mas isso o garçom que ganha uma miséria de salário, cerca de R$ 800,00 por mês, acaba ganhando também; as gorjetas chegam a superar em até 20 vezes o valor em carteira e não querendo afirmar que juízes ganham gorjetas! No final das contas, um juiz de direito é colega de salário do palhaço, do mágico e do garçom!

O médico é a classe mais miserável dentre os que fazem faculdade hoje em dia; uma consulta médica paga pelo plano de saúde de bom porte é em média R$ 38,93; se este médico der sorte e tender 20 pacientes por dia, apenas olhando e receitando, como é comum; ele receberá o mesmo que um juiz, mas terá que ralar feito maluco e colocar em risco a vida de muita gente. Pesquisando também na internet, nos sites mais sérios, pude observar que 50% dos novos médicos não ganham R$ 2.500,00 por mês; isso não paga nem uma pequena parte do investimento que ele (ou alguém) fez durante sua faculdade. Uma faculdade de medicina, completa, se for particular e de bom nível, custa em média R$ 40.000,00 por ano de curso, ou algo em torno de R$ 200.000,00 pelo curso completo, isso se o curso for básico e simples!

O que tem de advogado por aí andando de ônibus para ir para as audiências, não está para o Gibi! A galera sai da faculdade sem sequer ter aprendido a ler; alguns nem sabem escrever o próprio nome direito, mas estão com um diploma de direito; por sorte ou macumba passam no exame da ordem e caem no mercado, sofrendo diretamente o peso da concorrência de milhares de iguais a ele; o resultado é lastimável! Vão ter que garimpar ações na porta do fórum trabalhista ou terão que inventar alguma coisa ilícita para poderem comer, porque quem fez nome na praça no passado está sobrevivendo, mas quem não teve a sorte ou indicação, está comendo o pão que o demônio amassou! Há quem diga que tem advogados cobrando R$ 50,00 por audiência e torcendo pela sucumbência do processo lhe garantir ao menos o aluguel.

Flanelinha não quer mais ganhar R$ 1,00 pela “olhada” no seu carro; os “mano” agora querem no mínimo 2 “reaus”; em festas e boates a taxa fixa é R$ 10,00 por carro! O sujeito que sempre me tira uns trocados para ninguém riscar a lataria de meu carro já me disse que tira uns R$ 100,00 por dia de trabalho; eu já pensei em liberar o seguro do carro se ele trabalhasse só para mim, mas o cara não quer, porque minha apólice tem como prêmio R$ 2.000,00 por ano e ele tira mais do que isso num único mês!

Eu tenho um amigo que paga mais de 1,5 mil por uma emprega doméstica e eu já disse a ele que quando tiver concurso para uma vaga é para me avisar, porque do jeito que a coisa está indo, é melhor ser emprega doméstica do que médico, juiz e advogado!

Certo dia uma faxineira que prestava serviço avulso aqui em casa me disse que seu carro 2009 fora furtado e que estava sem seguro; eu fiquei triste por ela, afinal de contas, perder um bem de R$ 22.000,00 é barra pesada. Imaginei que a moça fosse trabalhar feito uma louca para pagar, mas eu estava enganado; ela já tinha um plano para comprar outro naquela mesma semana e quem iria pagar, adivinhem? Eu e todos os outros a quem ela servia! Na semana seguinte ela me cobrou 25% a mais e me disse que era para ajudá-la a comprar outro carro. Esta sorte eu não tenho, de ser roubado e poder majorar 25% de meus rendimentos de uma forma tão simples!

Liderando as carreiras mais rentáveis do Brasil está o ofício de prostituta. No nordeste costuma-se chamar de “quenga”; e quem rotulá-las de “vadias” perto de mim, eu protesto! Elas podem ser tudo, menos vadias, pois há um chamado encima do outro quando são gatas. Pelos anúncios que pesquisei nos jornais do Rio e São Paulo, uma prostituta cobra em média R$ 300,00 por programa; algumas afirmam abertamente que atendem mais de 5 por dia. Neste ritmo, trabalhando os mesmos 22 dias do mês, uma belíssima mulher pode embolsar cerca de R$ 33.000,00; mais do que Dilma Rousseff ou José Sarney (o declarado).

O meu discurso agora é para os jovens estudantes que estão pretendendo fazer faculdade ou ingressarem numa carreira pública. Observem bem o curso pretendido ou a carreira a seguir, porque neste balizamento atual, é melhor ser cabeleireiro, flanelinha, palhaço ou faxineiro, do que muitas carreiras disponíveis. Apenas o mágico é intercambiável, porque com a miséria que ganhamos; alguns de nós que estudamos e prestamos concurso, mágica é o que mais sabemos fazer!

E para você, mulher bonita; a prostituição está prevista entre as carreiras do Ministério do Trabalho, portanto, não é crime e o Governo quer que você faça da sua vida o que desejar, desde quando pague os 27,5% do Imposto de Renda!

Para os professores nordestinos, que muitas vezes nem ganham R$ 300,00 eu não tenho nada a dizer; e se me permitirem, eu vou chorar! Pelo fracasso profissional, antigamente se dizia: - Quem mandou não estudar! Hoje em dia se diz: - Quem estuda demais pode se ferrar!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Meu blog: WWW.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 22/02/2011
Código do texto: T2809013
Classificação de conteúdo: seguro