Manifesto pela Conservação da ex- Fábrica de Tecelagem Japy em Vila Arens -Jundiaí/SP

O bairro da Vila Arens é o mais importante na história da cidade de Jundiaí, pois era a passagem do cento à Estação Ferroviária, pela ocupação de indústrias, principalmente têxteis, como pela passagem obrigatória para se atingir diversos bairros que foram surgindo durante o século XIX e XX.

As referências e memórias do bairro foram sendo destruídas, uma a uma, como a fábrica de tecelagem São Bento , fundada no século XIX, como a mais importante indústria do interior paulista, fora demolida para dar lugar a condomínios verticais, descaracterizando totalmente o lugar. Casas, sobrados estão sendo substituídos, e deixando os sítios históricos no passado, nas imagens em fotografias.

O que sobrou foi o prédio da ex-tecelagem Japy, fundada em 1912 pelo Senador Lacerda Franco, na rua homônima, que está também destinada à demolição para der lugar a outro empreendimento imobiliário que vai aumentar ainda mais, o congestionamento de trânsito, num local que não tem infra-estrutura para abrigar mais um condomínio vertical absurdo.

Portanto, mais um marco histórico, um monumento da nossa memória da revolução industrial, quando Jundiaí se orgulhava de fazer parte da história brasileira, está para ser demolido, ficando apenas uma miragem, uma lembrança registrada em fotografias, um passado virando cinzas, uma memória depredada, um patrimônio substituído por concreto e ferragens, deixando no chão, nosso glorioso passado, despersonalizando nossas raízes.

Manifesto:

Não deixem que o nosso patrimônio seja mais uma vez destruído pelo carrasco do chamado ‘progresso’, que mata, decapitando nossa memória, em prol do vil dinheiro, tornando-nos sem um vínculo com o nosso glorioso passado. O patrimônio em agonia pede a ajuda da população, que deve preservar sua história.Deixem viver a nossa glória, aproveitando o prédio para outros fins, porém deixando a sua estrutura original.

Recentemente, em junho de 2010, a Estação Ferroviária foi tombada pelo CONDEPHAAT, e o sítio envoltório também precisa ser conservado.

Jundiaí, dezembro de 2010.

___________________

Regina Dragiça Kalman - (Professora de História e Artes).

Licenciada em Desenho e Plástica, História, Ciências Sociais e Pedagogia. Bacharel em Sociologia, Jornalismo e Direito.

Especialista em Restauração de Bens Culturais Móveis.

Pós-Graduação em História do Brasil e Didática Superior.

Membro da Academia Jundiaiense de Letras, Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí, Grêmio Cultural 'Prof. Pedro Fávaro em Jundiaí, Comissão de Literatura do Conselho Municipal de Cultura de Jundiaí e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí.