Minha máscara é só o elástico....

Ao ver o Tiririca ser indicado como membro efetivo da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, fico a imaginar o quanto torna-se necessária uma reforma política em nosso País.

Não que o Tiririca tenha culpa, mas sim o sistema que permite a candidatura de pessoas desqualificadas que depois de eleitos assumem posições tão importantes. É como colocar lanterna nas mãos de cego. Certamente só vai servir para gastar as pilhas.

Históricamente vivemos em uma sociedade corrupta onde o jeitinho brasileiro prevalece, quase sempre, e tudo começa quando o cidadão troca seu voto por uma necessidade básica qualquer, entregando ali o seu direito de cobrar uma postura decente dos seus representantes.

A educação é a principal arma que a sociedade tem para aguçar o senso crítico de seus cidadãos e, portanto, deveria ser tratada com mais respeito e responsabilidade. O que pensa hoje o eleitor que votou em Tiririca ao vê-lo assumir tão importante posto?

É preciso começar lá de baixo, numa escola de qualidade, com professores bem remunerados e preparados para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.

Entendemos muito de novelas, futebol, reality-shows e quase nada de cidadania. Nossos jovens se entregam às drogas, à marginalidade, à prostituição e vemos crescer a construção de presídios que não contribuem efetivamente para a ressocialização.

Existe um municipio paulista, Balbinos, onde foram construídos dois presídios há cinco anos, cuja população carcerária é mais que o dobro dos cidadão livres, ou seja: 2687 presos para 1245 almas vivas pelas ruas. A continuar assim, brevemente teremos mais presídios que escolas. Que me desculpe o Tiririca, mas tá ficando cada vêz pior. Espero que ele possa nos contar, ao menos, o que êle estará fazendo na câmara e principalmente na Comissão de Educação.

Talvez, por estas e por outras, podemos constatar que no Brasil o povo tem medo do futuro e o político tem medo do passado.

Enquanto isso, vamos de carnaval, e pelo que parece nem precisamos de máscara, apenas o elástico...

Carlos Cabalini
Enviado por Carlos Cabalini em 02/03/2011
Reeditado em 02/03/2011
Código do texto: T2823751
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.