Vale Á Pena Conhecer Além De Teclar?

 

É bom ter amigo virtual… Trocar mensagens quase todos os dias, bater-papo no msn sem contar os encontros em varias comunidades aonde vai um, vai o outro. É tão bom dizer eu tenho muito, mas muito amigos virtuais e quanto mais eu tenho mais eu quero ter... Alguns amigos virtuais freqüentam os mesmos sítios virtuais e gostam das mesmas coisas.

Quando um enche a caixa de e-mail do outro com mensagens maçantes ou asneiras, até pode levar um delete, pois ninguém vê e nem se ofende. As mensagens estão sempre cheias de kkk, hahahahaha, rssss, kakaka e emoticons. Alguma mensagem vem em CC, outras em CCo a última sempre é aconselhável… Se uma pessoa for tímida ou fechada, no virtual a timidez desaparece,fica muito diferente de quando estão com amigos reais.

Quando escolhemos um amigo virtual ele não fica nada a dever aos amigos reais, a única diferença é que eles estão distantes e acredite ou não, amigos virtuais têm os mesmos sintomas dos amigos reais. Tem amigos reais que estão presentes e lhe ignoram? Tem amigos virtuais que também faz isso, nem sempre eles respondem as nossas mensagens sem contar que também te bloqueiam... Amigos reais, magoam, desapontam? Amigos virtualmente escolhidos também fazem o mesmo…

Será realmente fácil ser amigo virtual? Uma outra diferença entre o real e o virtual... O amigo virtual tem como fugir de você, já o real é mais difícil, o amigo virtual pode se esconder atrás de um fake, ás vezes um fake sem imperfeições… O amigo real pode falar coisas que não queremos ouvir. E quem disse que um amigo virtual não faz o mesmo? O amigo real pode nos magoar, porque pisamos na bola, e você acha que o amigo virtual não pode fazer o mesmo?

A convivência com amigo real ou o contato com aquele amigo virtualmente escolhido também tem conflitos, certezas e incertezas, amor e ódio, tão volúveis quanto intensos. Mas a diferença é que o amigo real sempre estará lá. O amigo real sempre desembucha o que sente e pensa, não tem tempo para elaborar a mensagem e salvar em rascunho, ele sai com cobras e lagartos, beijos e mordidas tudo sai no ato...

Alguns amigos virtuais fazem o mesmo, algumas vezes não aparecem ou exclui o amigo de sua lista e outras vezes agem como agiria com amigo real pedindo desculpas pelas duras palavras e pela pisada de bola. Porém com o amigo real somos perdoados no ato o que nem sempre acontece na amizade virtual.

O amigo real acorda de mau humor e às vezes não sabe nem por que, mas não quer papo naquele dia, está mais sensível, (um porre), mas você sabe que todo mundo tem seu dia ruim e ele espera que você entenda. O mesmo aconteça com aquele amigo virtual, a diferença que ele não aparece ou não se mostra. O amigo real pode até não concordar com o seu ponto de vista, mas vai continuar por lá, esperando uma chance para fazer você rever seus conceitos e quem sabe mudar, pois só quem fica parado é poste! Alguns amigos virtuais fazem isso outros não.

Mas ainda nada melhor do que ter um amigo real, ele muda de idéia, tem cheiro, tem raiva... É muito bom ser amigo real e ter amigos reais… O querelado é mais intenso, por vezes sofrido, menos idealizado, com imperfeições e incertezas, mas é real. Fantasiar, idealizar o amigo virtual pode ser bom, mas não alimenta uma amizade de verdade.

Já prometi várias vezes em marcar um encontro com um amigo virtualmente escolhido, mas não deu certo. Talvez, ainda não seja momento... Por um outro lado, fico pensando que agora que a nossa amizade está estremecida ele tenha medo de ser meu amigo no real. Quem é que não teria? Quantos de nós estamos preparados para uma amizade real?

Talvez seja mais fácil mesmo ficar somente nas mensagens, se escondendo dos monstros que podem aparecer nas noites escuras e ficar com aqueles amigos que enfrentam juntos os dilemas; que já viram os seus monstros recíprocos nas noites escuras, mas ainda estão por perto, que não desistiram da nossa amizade.

Amigos reais e virtuais também erram, amigo que é amigo, seja no virtual ou real também fala o que a gente não quer ouvir, amigo real ou virtual também fica chato, ambos desapontam tem outros amigos, mas ainda assim é muito bom ser e ter amigo real...  Porque ninguém é perfeito. Mesmo o amigo virtual tem seus dias off-line. Vale á pena conhecer além de teclar, se relacionar e superar as desigualdades, os maus entendidos, a dor ou a tristeza que provocamos? Sim vale á pena...

Dê uma chance para o seu amigo virtual para que ele veja que esse amigo virtual existe que é gente de verdade, dar as mãos... Mostrar que também erra e acerta como todos nós... Saía da tela virtual e vá ao encontro do real mesmo sabendo que ele pode temer o escuro lá fora, mostrar em outra tela que tem alguém, que existe de carne e osso, sentir o seu cheiro mostrar que também tem imperfeições e que pode estar se sentindo sozinho e que tem medo como você.


07/03/11