Perder Um Amigo Também Dói

Quem está passando por uma separação e não importa qual tipo de separação seja, parece que tudo se torna difícil. Perde-se a vontade de fazer qualquer coisa que seja por si mesma, nos sentimos sem valor, sem forças, para fazer algo... Separar-se de alguém que por tanto tempo esteve compartilhando nossas tristezas e alegrias não é uma tarefa das mais fáceis.

O momento é sempre de muita dor, atingi a nossa alma que sangra como se nunca mais fosse se cicatrizar. As emoções ficam expostas e a razão parece nem sequer existir. Ficamos totalmente sem defesa e sem proteção, sem chão. E o que ouvimos é que sejamos racionais, que isso tudo passará logo. È muito fácil falar o difícil é está na pele de quem está sofrendo, pois tudo é sentido com intensidade que parece não existir espaço para a razão e o conformismo.

Quando fiz terapia à primeira vez, a terapeuta dizia para mim que tudo deveria ser celebrado e agradecido, mas como agradecer a tristeza e a dor, como vencer isso? Foi com muita meditação que consegui sair do estado deprimente em que me encontrava.

E quando você pensa que agora você esta bem, se sente feliz, conseguiu superar seus medos de perda, rejeição e tristezas, quando você acha, agora eu me conheço... Acontece tudo de novo, um replay do passado negro começa a tomar conta de você. Porém de uma coisa você esta ciente, de que não aprendeu a se conhecer profundamente, pois se conhecesse não estaria sofrendo novamente pelas mesmas coisas. E começamos tudo de novo.

Quando digo que perder um amigo também dói, não quero dizer que perder qualquer pessoa que você tem um profundo sentimento não doa. Quando perdemos uma amizade, estamos perdendo uma parte nossa. Os sentimentos de amizade que são cheios de ternura, fidelidade em que nossos amigos sabem de todas as nossas confidências inclusive, aquelas que os nossos amores jamais saberão.

São eles que nos ajuda a crescer a evoluir neste mundo de Deus, que nos mostra o caminho certo a seguir, nos mostra onde estamos falhando. Alguns perguntam o que dói mais perder... Um amor ou uma amizade?... Como disse Vinícius de Moraes... “Posso perder todos os meus amores, mas se eu perder umas das minhas amizades eu morreria”.

Eu penso que sem viver um grande amor é possível... Mas nunca sem uma grande amizade. Porém mesmo com a perda, a vida da gente de qualquer forma tem continuar mesmo estando triste e com a dor dilacerando o coração e esperando que estes sentimentos um dia, vão embora.

Encontrei um texto de Oslo ele fala sobre os “Picos e Vales” da vida. É sobre aqueles que aprendem a conviver com seus altos e baixos e que por fim acabam se “livrando” deles.  A única maneira de se viver equilibradamente em harmonia é pelo autoconhecimento. Só assim a vida passa a ter um real sentido. Os picos e vales da existência se tornam apenas algo alegórico já esperado do “realce da vida”, cada um com suas riquezas e aprendizados.


Picos e Vales
Oslo


A evolução da consciência passa através de muitos altos e baixos. Muitas vezes ela descerá apenas para subir mais alto que antes. Ela passa através de vales para alcançar picos, e cada pico é apenas o inicio de uma nova peregrinação, porque um pico ainda mais alto está adiante.

Mas para alcançar o pico mais elevado você terá que descer novamente. Uma vez que você tenha entendido que isso é natural, todo o sofrimento todas as nuvens simplesmente se dispersarão. Assim, a primeira coisa a ser lembrada é: nunca fique preocupado quando chegam os dias de descer mantenha sempre seus olhos nas estrelas mais distantes. Os vales fazem parte das montanhas. Não se pode acabar com os vales e deixar apenas as montanhas.

Uma vez que você entenda isso profundamente, você irá passar através dos vales dançando e cantando, sabendo perfeitamente bem que há um pico mais alto à sua espera. E não há fim para essa peregrinação. Assim como cada dia é seguido por uma noite, cada elevação é seguida por uma descida. A pessoa deve aprender a exultar-se não apenas durante o dia, mas durante a noite também – ela tem a sua própria beleza.

Os picos têm sua glória, os vales têm suas riquezas. Mas se você habitua-se apenas aos picos, você começa a escolher e uma consciência que começa a escolher cria um problema. Permaneça sem escolha e não importa o que aconteça aceite isso como parte natural do crescimento. A noite pode tornar-se até mesmo mais escura, mas quanto mais escura à noite, mais perto está a alvorada. Sendo assim, exulte-se na noite escura e aprenda a ver a beleza da escuridão, das estrelas, porque durante o dia você não encontrará as estrelas. E nunca compare o que foi o que deveria ser, ou o que é. O que existe deve ser celebrado".


31/03/2011

SBernardelli
Enviado por SBernardelli em 01/04/2011
Reeditado em 29/10/2023
Código do texto: T2884262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.