BEM ESTAR

Bem Estar

Um misto de alegria de viver, satisfação pessoal, tudo o que possamos entender por emoções positivas. Existem pessoas que conseguem sentir essa sensação de bem-estar em coisas bem simples no dia-a-dia, outras porém, são mais exigentes para sentir-se bem e serem felizes. Assim, muitas atividades e seus momentos prazerosos têm valores diferentes para as pessoas. Entre essas atividades podemos citar algumas: o aconchego familiar, o prazer de um banho refrescante, tomado com a devida calma consciente dos movimentos e pensamentos; ao alimentar, este momento deve ser de prazer prestando atenção no sabor da comida e tendo consciência do que ela vai proporcionar à saúde; introduzir nos ambientes domésticos e pessoais, as fragrâncias sutis e agradáveis do bom relacionamento; promover e manter no lar um clima de alegria e equilíbrio emocional; se temos que realizar determinada tarefa, não vale ficar protelando por mais complicada que seja, o melhor é realizá-la em tempo hábil.

O nosso bem estar está vinculado a várias modalidades de comportamentos. Uma delas é o sentir-se confiante. O medo impede vida tranquila a muitas pessoas. O ser humano às vezes se sente desprotegido em face às violências do mundo moderno. Há uma tendência de se isolar em busca de segurança e nessa busca nos tornamos vulneráveis. Estamos ainda neste tabernáculo e precisamos seguir em frente, desenvolver nossas atividades como trabalhar, estudar, divertir, desenvolver a coragem e sentirmos verdadeiramente seguros. Nossa comunicação com o Criador leva-nos a acreditar que podemos e temos proteção imprescindível para conquistarmos alegria, paz e tranquilidade. Com essa fortaleza dentro de nós nos permitimos a experimentar e reconhecer o quanto se tem condições de ser feliz. Ter uma existência saudável e feliz é o que todos queremos. Algumas atitudes podem nos ajudar nesta jornada.

• Separe um tempo só para você. Todas as pessoas têm necessidades diferentes, e é importante que elas estejam encaixadas na rotina de suas prioridades;

• Dormir bem, pelo menos de 6 a 8 horas num ambiente que favoreça boa noite de sono, pois o cérebro precisa associar o ambiente ao sono;

• A Intimidade é importante. Além da intimidade sexual você precisa de outros afetos com quem possa compartilhar seus sentimentos de alegria e de tristeza. O cultivar amizades cria essa possibilidade de momentos de troca, os quais devem ser valorizados. Todos precisam deles.

• Nosso bem estar está também associado às endorfinas, substâncias produzidas pelas atividades físicas. Ainda que elas não sejam por muito tempo, mas que seja o suficiente para nos deixar de ser sedentário. É preciso que se diga não se pode ter uma boa qualidade de vida sem uma atividade física regular. Qualquer atividade é boa: andar, pedalar, nadar, freqüentar academia, dançar, etc. ou escolher a que melhor se encaixa ao seu perfil e que seja prazerosa e não uma fonte de desconforto ou estresse. Caso contrário, você estará motivado a não continuar e só a continuidade produzirá resultados. E estes são muitos, deixam os músculos definidos, a respiração melhora, se dorme melhor, adquire maior disposição, até a alimentação se torna mais balanceada como consequência da prática da atividade escolhida e finalmente, melhor saúde.

• É interessante observar e escutar o seu organismo. Ele fala por você. Uma alimentação deficiente e noites mal dormidas geram cansaço, indisposição, estresse, insatisfação, dor de cabeça, etc. Descanse, relaxe e separar a fome da simples vontade de comer por ansiedade. Cuide de sua imunidade. Com esses cuidados sua vida mudará para melhor.

• Fugir de atitudes pessimistas e desânimo. Não adianta atentar para um bocado de coisas boas e não cuidar dos pensamentos e atitudes positivas. Evite reclamações, fuja de situações que lhe traga negatividade. O bem estar é também característica de quem tem alta a sua auto-estima.

Qualidade de Vida é outro aspecto que sempre imaginamos e desejamos para uma vida melhor. A qualidade de vida é antes de tudo, a criação de uma cultura de paz. A paz é o único caminho possível para a solução de nossos conflitos, desde os mais íntimos e individuais até aqueles mais explícitos e coletivos. Conforme o dicionário, paz é um estado não só de ausência de guerra, mas também ausência de conflitos, de problemas e de violência entre pessoas, nações. Paz é também definida como estado de concórdia, de calma, de quietude, de tranqüilidade, bons relacionamentos, resultado da união de consciências despertas, voltadas integralmente para a realização de sua missão terrena, movidas pela energia criativa do amor. Considerar que não podemos encarar o bem estar apenas em caráter individual. Vivemos momentos planetários críticos e de necessidades urgentes de solução para nossa sobrevivência individual e coletiva. Fala-se muito em sustentabilidade, economia sustentável, mas analisando a nossa sociedade e suas diferentes instituições, governos, empresariado, observa-se que este contexto turbulento é envolvente e nos leva a concluir que algo não vai muito bem. Apesar das diversidades a tendência é caminhar para uma convergência de opiniões com o objetivo de garantir a sobrevivência. Assim, todos nós precisamos de paz, caminho para solução dos conflitos.

Paz, poder que cada indivíduo tem plantado em seu coração, que liberta e proporciona a mais profunda satisfação. É preciso descobrí-la, desenvolver a coragem e empreender essa viagem. O grande escritor Deepack Chopra nos mostra isso em seu livro Peace is the way. (Paz é o caminho). Deepack Chopra propõe, em seu livro já citado, as sete práticas para a paz, sendo uma para cada dia da semana. Quando os seres humanos a reconhecem e trocam seus valores, concluem que a paz é primordial e os valores são ilusórios sem ela, porque é um poder que liberta, poder real. Na prática, nossas atitudes passam a ser outras com mais respeito e dignidade independentemente de status e/ou aparência, o que estimula o reconhecimento e a conduta solidária. O cultivo da paz gera uma gama de consequências positivas, manifestações de boas atitudes e equilíbrio consigo mesmo e com os outros. Através dessas mudanças cultivamos uma cultura de paz, a qual está muito ligada à qualidade de vida e consequentemente o bem estar.

A promoção dessa situação está refletida em pequenas atitudes, cujos efeitos somados proporcionam o que a gente precisa para ter uma vida mais equilibrada. É preciso estar atento e consciente das capacidades de nossa mente. Temos em nosso cérebro as “Janelas Killer” e “Janelas Light”. As “Janelas Killer” são áreas do córtex cerebral onde estão arquivados os nossos traumas, fobias, fantasias, ciúmes, timidez, desajustes, etc. em geral as emoções ruins. As “Janelas Light” estão do outro lado e onde estão armazenados o altruísmo, solidariedade, generosidade, paciência, em suma os bons sentimentos, as boas emoções. As primeiras travam conflitos e bloqueiam os códigos da inteligência e do bom relacionamento. As segundas promovem o contrário. Neste contexto é muito interessante sejam despertadas e valorizadas as belezas do seu interior. Podemos manter nosso bem estar diariamente não deixando que ninguém traga qualquer espécie de desmotivação. Ao se esquivar diplomaticamente, sua postura de como você reage diante de situações como essa pode ser a resposta a qualquer tipo de desrespeito à sua individualidade. Toda e qualquer mudança para usufruir bem estar depende do que você promover. Qualidade de vida é a soma de pequenas atitudes e escolhas cotidianas, que devem ser postas em práticas. Volte para si mesmo. Cada pessoa é única e especial. Quanto mais nos colocarmos em nosso lugar mais descobriremos essa realidade. Não é vaidade nem orgulho, mas o reencontro consigo mesmo, também faz parte do bem estar individual. Não é difícil. Difícil é aquilo que você torna. À medida que você cultiva isso, mais consciente você será. Afaste de sua memória as experiências negativas e abrace sua verdade interior.

Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 20/04/2011
Reeditado em 29/04/2011
Código do texto: T2919639
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.