RECEITA BARATA DE BACALHAU

Às vésperas de viajar uma ponte rui em Belo Horizonte e tudo muda em meu roteiro rodoviário. Sem ânimo para buscar uma rota alternativa e sem passagens aéreas disponíveis, além do caos nos aeroportos, preferi ficar e organizar um almoço de páscoa com minha família e alguns amigos. No início da noite de ontem fui às compras e outra decepção, pois não havia mais produtos de boa qualidade disponíveis; o pouco que restou, as lojas de supermercados organizaram promoções e venderam até as caixas vazias; restava-me então inventar e foi assim que surgiu esta receita simples, fácil, saborosa e barata.

Eu não sou Ana Maria Braga, mas conheço um pouco de cozinha e passarei minha experiência de uma refeição pascal a base de peixe barato que vou chamar de “Grill San Peter com Arroz de Bacalhau”.

Ontem eu comprei 1 kg de bacalhau Sait, azeitonas sem caroço, cebolinha, alho, arroz branco, vinho uruguaio, 04 kg de filé de San Peter (tilápia) e tempero pronto com pimenta.

O FILÉ DE SAN PETER

Lave bem as postas e reserve-as num pote com água e suco de 3 limões. Deixe reservado na geladeira por pelo menos 1 uma. Depois lave novamente as postas para retirar o excesso de limão e tempere o peixe com tempero caseiro. Lembre-se que a dosagem do sal será equilibrada com o próprio tempero pronto, portanto, não exagere! Leve o peixe San Peter já temperado para o freezer se você não for fazê-lo no mesmo dia...

Se for fazê-lo mo mesmo dia, reserve-o na geladeira e deixe curtir no tempero por uns 15 minutos; depois é só esquentar uma chapa lisa com manteiga e colocar o peixe para fritar em temperatura média. De 5 à 10 minutos ele estará deliciosamente pronto; o ponto é quando as postas começarem a dourar e criarem uma fina camada mais escura.

O ARROZ DE BACALHAU

O bacalhau sait é uma espécie um pouco desagradável por causa do forte odor, mas com alguns cuidados ele fica quase igual ao do Porto. Coloque as postas para dessalgar em água gelada e troque esta água a cada 2 horas. Na terceira troca retire toda a pele e o que for de espinha; não queira deixá-lo em postas, porque o sait não nos permite esta façanha, portanto, se ele desfiar, não se preocupe. Depois de tirada a pele e as espinhas é hora de retirar o que deixa o gosto mais forte; observe no peixe as partes marrons mais fortes e com uma tesoura pode tudo que for muito marrom; o que sobrar é bacalhau bom. Retorne para a água gelada e de 2 em 2 horas mude-a até a hora de prepará-lo.

Coloque numa panela grande um fio generoso de Azeite de Oliva Extra Virgem e deixe-o ficar bem quente; amasse bem uns 6 dentes de alho com uma quantidade de cebolinha e os ponha no azeite quente; depois apanhe a quantidade de bacalhau que achar necessário e misture tudo por uns 5 minutos em fogo alto; acrescente o arroz e as azeitonas na quantidade desejada e deixe tudo refogando por mais uns 5 minutos, sempre mexendo para não grudar.

Depois de refogado os ingredientes com o arroz, coloque água e vá observando para dar o ponto. Prove o teor de sal, porque o bacalhau poderá ficar totalmente sem sal durante o processo de troca de água gelada, portanto, se ficar sem sal, acrescente um pouco de tempero pronto para ficar ainda mais saboroso. Este arroz não pode ficar molhadinho, porque não é um risoto; quando perceber que ele irá ficar all dente, baixe o fogo e espere secar. Este prato dura em média 30 minutos para ficar pronto entre o preparo e servi-lo.

Enfeite o prato com ramos de cebolinha cortados em 4 partes ou com uma folhinha de coentro!

Sirva com uma salada simples e estará pronto uma refeição saborosa, rica e barata. Para seis pessoas, com vinho, peixes, salada; e tudo que foi nos pratos, gastei R$ 69,00; menos de R$ 12,00 por pessoa.

Eu consegui fazer a receita, mas não sei se consegui escrevê-la; portanto, se houver dúvidas ainda há tempo para perguntas, porque irei repeti-la no domingo...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 22/04/2011
Código do texto: T2924480
Classificação de conteúdo: seguro