Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O MAR EM MINAS GERAIS

Certo dia, no Congresso, surgiu uma idéia, um tanto estapafúrdia, de trocar uma Cidade Mineira, divisa com Estado do Rio de Janeiro, por uma Cidade praiana fluminense.
Ninguém sabe de onde surgiu, mas com certeza, deve ter saído da cabeça tupetuda de algum político mineiro, pensando quem sabe, no futuro, proclamar a independência de Minas Gerais, e pelo litoral, seria bem mais fácil.
O povo das Cidades, candidatas à  troca,  ficaram atônitos. Os fluminenses não queriam falar "Uai"; e, os mineiros ficaram indignados.
Um vereador mineiro subiu no palanque, defendendo com unhas e dentes o direito de continuar a ser mineiro e fez um belo discurso:
"- Povo da minha terra natal! Se esta Cidade se tornar um Município do Rio de Janeiro, será um verdadeiro caos. Já imaginaram? Teremos que trocar o nosso "arroz", pelo "arroiz" deles; nosso "dez" pelo "deiz" deles; o nosso "uai", pelo "qualé" deles; a nossa mandioca vai virar aipim. Sem contar a violência, que tomará conta desta Cidade. E as balas perdidas? Será um verdadeiro inferno." - E disparou - "Se isto acontecer, mudo-me, no mesmo dia, para qualquer outra Cidade Mineira, pois não suporto o clima do Rio".
Vera Ribeiro Guedes
Enviado por Vera Ribeiro Guedes em 30/06/2005
Código do texto: T29356


Comentários

Sobre a autora
Vera Ribeiro Guedes
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, 58 anos
131 textos (62097 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/07/20 07:49)
Vera Ribeiro Guedes