A IMPORTÂNCIA DO NOME


Carmem conversava entusiasticamente com um senhor que havia sido seu vizinho por muitos anos. Em virtude desse longo convívio, havia se tornado grandes amigos. Agora estavam morando em cidades diferentes, mas casualmente encontraram na fila do Banco, na capital do Estado. Entre cumprimentos e comentários a conversa se tornou gostosa, porquanto girava em torno das suas atividades educacionais e políticas. Em dado momento, Carmem se descobriu numa situação embaraçosa, não conseguia lembrar o nome do seu amigo, num instante em que precisava pronunciá-lo, para dar ênfase à sua colocação. Tratava-se de uma observação e que o seu nome deveria estar na ponta da língua. O Sr. Gusmão, homem de fino trato social, percebe o impasse e num impacto de empatia, presta aquele socorro emergencial sem que o ocorrido tivesse uma conotação constrangedora. Carmem com sua peculiar sensibilidade não esconde a satisfação, ao mesmo tempo em que agradece a fineza recebida.
Ambos, Carmem e o Sr. Gusmão naquela tarde, ao se despedirem agradecem os momentos do reencontro. Lembraram, porém, que seus números telefônicos haviam sido alterados e desejaram atualizar. Desta vez, o Sr Gusmão querendo ser bem gentil adianta e faz a anotação do seu novo número e repassa à Carmem. Um lapso de memória impede que ele faça a anotação do nome da amiga. Discretamente ele escreve: “Querida e grande amiga, este é o nosso novo número” e anotou. Ela recebeu o papel e com um sorriso gracioso agradece, e também com classe, evita que o amigo passe por uma situação deselegante.
Em ambas as atitudes, podemos aprender o quanto são nobres a compreensão e o respeito onde existe uma grande e verdadeira amizade.
O nome é algo muito importante para cada pessoa.
Mas o que é um nome?
Um nome se pende.
O que diz um nome?
O nome é um título nobre que pertence a cada pessoa. Referencial digno e de valor. Através dele cada indivíduo é identificado. Além de identificar, o nome é coisa séria! Antigamente, todos os pais antes de escolher o nome do seu filho ou filha, pensavam muito, pois se tratava de uma identidade que devia ser levada com responsabilidade para o resto da vida. Em algumas culturas asiáticas o nome de um recém nascido é dado pelo líder religioso para que seja um nome coerente, procurando inclusive, saber o significado, e que não venha trazer constrangimento, mas que, sobretudo, seja agradável.
O nome é designador de um conceito de caráter universal. Ele começou a ser usado desde a criação. Deus deu ao homem criado por Ele o nome de Adão, que significa homem vermelho. Adão por sua vez recebe de Deus a determinação para que desse nome a todos os animais. E não foi pequena a responsabilidade de Adão, pois milhares animais existem por aí que nem sabemos todos os seus nomes, não é verdade?
São muitas as particularidades a respeito dos nomes. Estamos considerando especificamente nome de pessoas, que são objetos de estudo da Onomástica. Quase sempre a questão de identificação em ocasiões informais usa-se o prenome e para ocasiões formais usa-se o sobrenome, que identifica a família. No preenchimento de documentos usa-se o nome completo.
Os nomes das pessoas têm seus significados, mas só são conhecidos pelos que interessam pela etimologia do mesmo, isto é, a origem da palavra. Entre o povo hebreu era bem diferente. Além da significação, ela precisava ser conhecida de todos que ouviam a pronúncia desses nomes. Por isso, todos os nomes bíblicos têm significação específica, de acordo com o desejo e esperança dos pais. Exemplos: Noé (consolo); Lia (vaca brava); Tamar (pomba); Naamá (doce, agradável); Naamã (prazer, delicia); Obede (adorador), Maria (agraciada) etc. A criança recebia seu nome no oitavo dia após seu nascimento. Outro fato interessante entre os hebreus com referência aos nomes é que em muitos casos, as pessoas, depois de certa idade, após terem desenvolvido seu caráter, recebiam um segundo nome, em face suas novas qualidades e atribuições, que apresentavam ou desenvolviam. Foi o caso de Pedro, que também chamava de Cefas; Saulo, que passou a ser chamado de Paulo.
Um ponto curioso a considerar na História Bíblica é que ela não menciona nenhum sobrenome. Para diferenciar uma pessoa de outra, que tivesse o mesmo nome, acrescentam-lhe o nome do lugar onde havia nascido, ou o nome do seu Pai. Exemplos: José de Arimatéia, Simão, filho de Jonas, Paulo, de Tarso ou ainda citavam também a profissão: Mateus, o publicano, José, o carpinteiro.
O nome além de identificar, tem a função de invocar, ou seja, chamar pela voz lembrando um antepassado. Os usos de certos nomes homenageiam a familiares, amigos, artistas, a alguns personagens por um fato heróico. Essa prática depende das épocas e suas preferências.
Dizem que o personagem faz o nome. E é também verdade que o nome sugere o contexto cultural do portador desse nome. Seja qual for o seu nome, bíblico ou não, histórico ou familiar, ele é sua identificação. É preciso dar a ele o devido valor, honrando o nome da família ou o seu valor normal que venhamos dar a ele, como resultado no nosso zelo, daquilo que somos. No transcorrer da história, a sociedade cultiva o costume de atribuir nomes aos nascidos em famílias em decorrência da herança cultural, social e até religiosa
O bom nome no homem ou numa mulher é como uma jóia sem preço vale mais que muitas riquezas. Ele os acompanha para sempre. Assim como ter uma vida boa e tranquila é necessária a nós, também o bom nome é importante às outras pessoas.
O seu nome é a sua identidade em todos os sentidos e em qualquer área de sua vida. Ele é o que você construiu, é o seu produto que tem a sua força, é o seu marketing.
Existem três coroas: a coroa da sabedoria, a coroa do sacerdócio e a coroa da realeza. Mas a coroa de uma boa reputação (o bom nome) excede todas essas.
Quantas pessoas têm adquirido um bom nome e não tem sabido mantê-lo em destaque, porque se despencam por situações negativas. Assim, conclui-se que os nomes são referências, boas ou ruins.
Todos nós gostamos de ouvir e ser chamado pelo próprio nome. Ele nos diz respeito e ouvi-lo é a maior e melhor melodia que pode chegar a nossos ouvidos. É para nós uma experiência sempre agradável!

Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 29/04/2011
Reeditado em 05/10/2011
Código do texto: T2937621
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.