Desapego

Eram 3h00m da manhã, tive uma inspiração instantânea, sentei-me na cama e comecei a escrever. É engraçado, até uns dias atrás andava profundamente triste, deprimida, chorosa... Não só por problemas existências mal resolvidos, mas também por causa de uma mágoa recente. Hoje os meus sintomas são outros... Aquele sentimento de tristeza, de culpa, mágoa estão cada vez mais distantes. Algumas vezes vem alguma lembrança triste e quando começo a observar a minha mente à tristeza e as lembranças vão embora.

Aos poucos venho me colocando no centro do equilíbrio. Os pesadelos eu já não tenho mais, estou tendo mais concentração na meditação, minhas insônias acabaram... Na verdade tenho dormido como um bebê. Aquela minha obsessão de querer algo de alguém que para mim era demais importante acabou. Não guardo rancor da pessoa, alias nenhum sentimento negativo... A indiferença com que eu fui tratada e ainda sou tratada não me afeta mais hoje ela é indiferente. Tomei ciência que não mereço ser tratada dessa forma e que nem tão pouco preciso disso. Alguns dizem que fazer terapia não resolve, mas tudo depende de que tipo de terapia a pessoa faz ou escolhe... Eu escolhi a Terapia Holística.

È bom que fique claro... Que terapeuta holístico (energético) não vê a si mesmo como um curador. Vê-se como um facilitador da cura, auxiliando o cliente a curar-se a si mesmo. Sabem que toda cura é, na realidade, uma auto-cura. O papel do terapeuta holístico é conscientizar o cliente de que todos os seus desequilíbrios energéticos são da sua própria responsabilidade e são resultados dos seus próprios atos e postura na vida, que causam uma desarmonia entre a sua Personalidade e o seu Espírito.

Eles são capazes de mudar o nosso pensamento para o melhor, nos mostra que certos sentimentos são perigosos tanto para quem dá como para quem recebe. Aprendemos também que os sentimentos bons, como: gostar muito, amar, ter desejo por alguém, dar carinho, ter afeto e etc., não faz mal a ninguém nem para quem dá nem para quem recebe afinal, quem é que não quer ser querido ou desejado por alguém?

Tem pessoas que recebem os bons sentimentos com alegria, outros como segundas intenções e porque dizer rejeição. Mas mesmo assim não devemos deixar de gostar delas por isso, pois é exatamente esse tipo de pessoas que precisam mais de atenção e amor. E o mais importante agradecer sempre por tudo que viver seja bom ou ruim, pois tudo é aprendizado evolução espiritual. Hoje sou capaz de admitir o que sinto sem fingir sentimento contrário, sem medo, sem fugir.

 

Sou capaz de aceitar um Não, uma recusa qualquer sem sofrer. Sou capaz de sobreviver sem ter o desconforto de sentir dor por qualquer desprezo, abandono ou indiferença seja lá de quem for. Esses sentimentos deixaram de me abalar já não me afetam mais. Isto eu chamo de desapego. Gosto muito da filosofia budista tenho lido muitas coisas sobre o assunto, tenho aprendido muitas coisas e venho praticando outras... Uma delas é que: “A coisa mais importante é o afeto humano sem ele não se consegue a genuína felicidade”.

Tudo de bom que eu posso transmitir para as pessoas seja em palavras, escritos, pensamentos ou gestos tenho feito, pois isso no budismo é essencial para ser verdadeiramente feliz. Dailai Lama diz que: Exercitar os “Quatros Verdades Nobres” é um treinamento que deveríamos praticar sempre. A meditação é o caminho ideal para buscarmos a verdadeira razão do nosso sofrimento para depois encontrarmos a felicidade.

 

Hoje quero viver minha vida de outra forma, o que passei, passei. Amar incondicionalmente é caminho, somente assim é possível desenvolver um altruísmo infinito. E para isto tenho recitado os oitos versos budistas, as três que eu gosto mais ou talvez que necessite mais são... 

 

“Em todas as ações, que eu examine a minha mente e assim que surjam Klesha ou desilusões ameaçando a mim e aos outros que eu as enfrente e evite com firmeza”. 

“Com determinação para realizar o maior bem-estar para todos os seres conscientes; que eu possa sempre amar quem se sobressair, até a mais desejável jóia”. 

“Quando os outros me tratarem mal, me insultarem me caluniarem, que eu sofra a derrota e ofereça a vitória a eles”.

26/04/2011