VOU COMER UMA BAIANA!

Hoje me bateu uma baita melancolia; daquelas que deixa todo forasteiro com saudade da terra natal; e como eu não nasci nas Minas Gerais e sim na Bahia, terra das tantas magias, que ainda abriga meus pais, meus irmãos e alguns de meus filhos, fiquei saudoso de minha história, das minhas raízes; enfim, me bateu um dos poucos momentos em que eu gostaria de estar lá agora; não somente para rever os meus, mas para sentir os antigos cheiros e os sabores que não desgrudam de minha mente.

Mais cedo eu fui ao supermercado para comprar camarões; eu quero fazer uma Moqueca tradicional a moqueca baiana; com azeite de dendê, leite de coco e sem nenhuma gota de água; a mesma moqueca que eu sempre faço em minha casa para agradar amigos e minha esposa curitibana e minha filha mineira.

Quando estava diante da bancada escolhendo os maiores e melhores camarões rosa; lembrei-me de quando ainda morava na Bahia; nem sempre minha família tinha dinheiro disponível para fazer moqueca de peixe, camarão bem pensar, porque mesmo pelas bandas de lá o “bicho” é caro pra cacete e na minha época de menino, quem comia camarão fresco e grande eram os ricos e os pescadores!

Mas pobre também tem direito de sentir os sabores refinados e se não tinha camarão, sempre dávamos um jeitinho baiano para comer moqueca no almoço. O mais caro dos ingredientes é o camarão; o restante da composição da culinária tradicional da Bahia é baratinho, basicamente coentro, cebola, tomate, pimentão (que eu odeio), sal, pimenta do reino, cuminho, leite de coco e azeite de dendê. Tudo isso quem mora em casa tem no quintal ou no máximo na mercearia da esquina.

Mas então como fazer uma moqueca com os sabores da Bahia sem usar peixe ou camarão? – Simples! Na Bahia as comunidades mais carentes usam ovos de galinha no lugar do peixe ou do camarão; o restante a receita segue fiel e tradicionalíssima e vale a pena você que gosta dos sabores mágicos da Bahia experimentar.

Anote aí a receita da Moqueca Baiana de Ovos.

Para uma porção generosa para 4 pessoas são 04 ovos extra; meio maço de coentro; meio maço de cebolinha; uma cebola branca grande; 06 tomates vermelhos grandes; sal a gosto; pimenta do reino e cuminho e gosto; 400 ml de leite de coco; 02 colheres de azeite de dendê (jamais exagere no azeite de dendê, porque o óleo é forte mesmo) e 04 dentes de alho.

Numa panela em fogo baixo aqueça bem o azeite de dendê; corte em pedaços bem pequenos o coentro e a cebolinha e ponha na panela; corte em rodelas a cebola e junte-a aos que está na panela; adicione o sal, a pimenta e o cuminho; mexa tudo para não grudar no fundo; irá começar a formar uma espécie de caldo grosso; junte os dentes de alho amassados; adicione então o leite de coco e deixe tudo em fogo médio até formar um líquido homogêneo. Isso deve levar cerca de 15 minutos para tudo ficar no ponto.

Depois que você perceber que o caldo está cheiroso e homogêneo, coloque então os tomates cortados em rodelas e sem as sementes; deixe fervendo em fogo médio por mais uns 10 minutos; depois é hora de colocar os ovos! Com tudo fervendo vá abrindo um a um cada ovo e colocando por cima da mistura. Quando você perceber que os ovos estão devidamente cozidos junto a mistura da moqueca, basta desligar o fogo e deixar uns 03 minutos até ser servido.

Experimente e permita-se experimentar algo novo e saboroso. Este prato é nutritivo, barato e altamente saboroso. Em minha casa eu faço moqueca de camarão e a deixo com bastante caldo, para depois usá-lo ou em pirões ou com moqueca de ovos, mas neste caso o preparo é completamente diferente e o sabor também!

Deve-se servir a moqueca baiana de ovos com arroz branco e farofa de azeite de dendê. Para fazer a farofa é mais fácil ainda. Coloque numa panela pequena um fio de azeite de dendê e uma colher de manteiga; aqueça ambos e adicione meia cebola picadinha; depois aos poços vá adicionando farinha de mandioca fina e misturando tudo. No final ponha sal a gosto e misture bem; estará pronta a tradicional farofa da Bahia, servida com as mais caras e desejadas moquecas que todo turista enlouquece!

Um prato deste para seis pessoas irá lhe custar no máximo 20 Reais; menos de 4 Reais por pessoa e irá agradar a gregos, troianos, turcos e baianos!

Bom apetite, meu Rei!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires é editor do site www.irregular.com.br

CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 14/05/2011
Código do texto: T2968956
Classificação de conteúdo: seguro