ARTE em AÇÃO de 2011 - Jundiaí/SP

O espaço urbano de uma cidade, principalmente o aglomerado urbano , as ruas são como os vasos sanguíneos , por onde as interligações são feitas nas cidades e, as praças, como o pulmão, pois é nas praças que a vida existe, um onde tudo pode acontecer por ser um local publico. Ali tem desde um pipoqueiro, discursos políticos, religiosos, demonstrações de artistas circenses, até vendedores ambulantes. Tem praças mais freqüentadas, outras menos, mas a vida da cidade se espelha ali.

Mesmo com os tempos em que impera o medo, a insegurança de se caminhar, é ainda um local democrático onde o povo pode se manifestar, se divertir e viver em comunidade, sem discriminações.

No centro de Jundiaí, as praças em torno da Catedral sempre foram as que mais participaram da vida social, principalmente a praça da Matriz, hoje Praça Gov. Pedro de Toledo e a praça Floriano Peixoto.

Assim, alguns cidadãos resolveram tornar a praça um local ainda mais social e alegre. Uma vez por ano fazem a 'PRAÇA VIVA' na praça da Matriz(embora correto seria da Catedral).

E, este ano, pela sexta vez, houve o encontro da Arte Viva na Praça nos dias 29 e 30 de abril. Um local aberto à participação e a integração de artistas junto com a comunidade.

Um espaço para todas as artes: teatro, música, dança, orquestra, coral, artes plásticas, artesanato, fotografia, literatura, num abraço fraterno, num conjunto alegre criadores , artistas e expectadores.

Em dois dias, viu-se de tudo do melhor, ouviu-se, riu-se, e principalmente houve a integração, mostrando que o espaço comunitário é para quem quer participar, como quiser, e principalmente, aberto a todos, sem espaços elitizados, onde uma pequena minoria tem acesso.

Um Grupo Arte em Ação, formado por educadores, artistas e amantes das artes tentam popularizar o acesso do público, dão seu tempo voluntário num evento que não tem patrocínios específicos, apenas parceiros, e se dedicam para incentivar a população em geral, a ter em contato com a arte , onde adultos e crianças sejam também membros , protagonistas e coadjuvantes nesse cenário ao ar livre, tronando um local tão diferente, alegre, com ares diferentes, onde o renascer a esperança inicia e se propaga deixando saudades e, na esperança, que esses momentos se repitam, pelo menos, por duas vezes ao ano.

Parabéns a todos os que participaram, seja na organização, ou simplesmente aos que passaram por lá e se incluíram na esfera tão gostosa da Arte na Praça – tornando-a uma 'Praça Viva'. Momentos inesquecíveis de pura emoção e alegria. Parabéns a todos nós jundiaienses!

Regina Kalman ( Jundiaí, 15/05/2011)

Regina Kalman
Enviado por Regina Kalman em 15/05/2011
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T2971691