Adequado e Inadequado...Entenderam?...

Não estou acreditando, mas vejo que é mesmo verdade. " nós pega os peixe" "os meninos pega o peixe", são apenas algumas frases do livro didático adotado pelo MEC para o Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos.

Publicado pela Editora Global, traz a seguinte justificativa da autora Heloisa Ramos: " O importante é chamar a atenção para o fato de que a idéia de correto e incorreto no uso da lingua deve ser substituída pela idéia de adequado e inadequado, dependendo da situação comunicativa" Entenderam?...

Acrescenta ainda, que o uso da lingua popular, mesmo contendo erros, é válido, pois caso deixem a norma culta, os alunos podem sofrer "preconceito linguistico". Entenderam agora?...

E continua: " Como se aprende isso? observando, analisando, refletindo e praticando a lingua em diferentes situações de comunicação" Entenderam novamente?...

Incrivelmente, o título do livro é: POR UMA VIDA MELHOR, mas deveria ser POR UMAS VIDA MELHOR visto que foi adotado pelo MEC a 485.195 alunos em 4.236 escolas.

Outro dia li uma placa alí na esquina: VENDE PEIXE-SE... parece que já compraram o livro...

Que diria então Padre Antonio Vieira que sábiamente escreveu:

"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive"...

E ainda, voltaire: " A leitura engrandece a alma"...

Devo admitir que isso é mesmo felomenal, mas para que não não fique monóculo precisamos evoluir e cortar o cordão dominical. Afinal, tudo é apenas pistológico...

O negócio é o seguinte, imagine, preste atenção, por exemplo, comparação, vamos supor, você está compreendendo?...

Obrigado pelas leitura... certo?

Carlos Cabalini
Enviado por Carlos Cabalini em 17/05/2011
Reeditado em 01/07/2011
Código do texto: T2975329
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.