" A PORQUINHA GULOSA"

Uma professora resolveu fazer um passeio numa fazenda com as crianças que estudavam em sua escola, e após uma seleção, levara os melhores alunos.

Como os mesmos eram pequenos, ficaram encantados, e a curiosidade tomava contas dos ilustres visitantes. Tudo para eles era novidade, pois nasceram e moravam na cidade e nunca tiveram tão próximo a animais daquele porte.

Assustavam e maravilhavam se com o relinchar do jegue, o uivado dos cachorros diante da lua, o bramido das vacas, o cantar do galo e o cocoricó das galinhas. Em todos os lugares eram acompanhados pela professora e pelo dono da fazenda, que achava-se o centro das atenções. Tudo as crianças perguntavam e seu Manoel também se sentia um ilustre professor, respondia carinhosamente cada pergunta e com detalhes. Numa das visitas, foi sugerido, por um dos “professores” para visitarem o chiqueiro de porcos, o que foi prontamente aceito por todos.

Chegando ao local, sentiram que apesar de bem cuidado, um cheiro desagradável pairava no ar; frangiram as testinhas, outros colocavam os dedos no nariz, mas como a curiosidade era muita, estavam extasiados . Ficaram atônitos quando uma porca começou a amamentar seus filhinhos, que gulosamente sugavam o leite materno. Realmente as crianças eram muito inteligentes e nada passava sem que o percebessem. Estranharam quando uma porquinha gorduchinha como ela só, devorava a comida, e mordendo os outros, sentia se a dona do mundo. Quando se fartou a ponto de nada mais precisar comer, virou-se para o coxo e defecou dentro do mesmo para surpresa das crianças que nunca viram tal procedimento. Um dos meninos ficou tão assustado com o que vira,e não demorou muito para perguntar:

“Seu Manoel, porque a porquinha fez cocô no coxo que acabara de comer”- O senhor sorriu com um sorriso sem graça e diante da pergunta inteligente , tentou responder:

---Olha, estes porquinhos são animais irracionais, vocês sabem o que são animais irracionais? São animais, que não tem senso de raciocínio, não pensam, e não pensando, não dão conta do grave erro que estão cometendo, entenderam? Mas o menino não ficou muito convencido com a resposta e queria algo mais aprimorado:

“Seu Manoel,somente animais irracionais fazem isso, ou gente grande também faz assim?”

O senhor pensou, pensou e diante do silêncio da turma esperando a resposta, resolveu responder como se os mesmos fossem gente adulta:

---Bem, tem gente que faz isto também, mas num sentido figurativo, este recurso na língua portuguesa, tem nome complicado ; chama-se “linguagem conotativa”, quando vocês crescerem um pouco mais, a professora, irá explicar como isto acontece, tá bom?

E agora chega de perguntas, vamos jogar bola e subir nas árvores. Quem ficar por último é mulher do saaapoooo!!!!