O DIA EM QUE CONHECI SÃO FRANCISCO

As coisas não acontecem por acaso
O dia de Ação de Graças era sempre comemorado em São Paulo no Campo de Marte, por grandes personagens da TV brasileira e mais um público imenso. Os dois realizadores ou diretores do evento eram nada menos que Blota JR e Marcia de Windsor.
O certo é que no final da comemoração era feita a Oração de São Francisco (Oração pela paz). Eu achava tão bonita esta oração, que me brotava lágrimas. Era um evento incrível. Não sei porque acabou.
Mas, vamos avançar no tempo!...Fui para uma cidade de Minas Gerais fazer um curso na UFLA (Universidade Federal de Lavras). Gostava muito daquela cidade. Um determinado domingo, eu e minha família fomos ao cinema ver o que estava sendo exibido. Havia vários filmes e entre eles um nome me chamou atenção: “Irmão sol irmã Lua”. Vi que era uma historia sobre São Francisco. Assistimos ao filme, fiquei impressionado. Aquele rapaz, outrora “play boy” e rico, não se conformando com a miséria dos outros e vendo tanta riqueza em sua família, resolveu da um “chute” em tudo e sair nu e entregar-se de corpo e alma ao serviço de Jesus Cristo, ou seja, da caridade.
Bem, concluído o curso, voltei para mina cidade no Espirito Santo, onde fui professor da UFES por 17 anos. Durante este tempo, muitas coisas aconteceram, de maneira inconsciente. Tínhamos duas pequenas propriedades (uma delas era São Francisco) que produziam uma variedade de frutas, verduras, mandioca. Tivemos uma ideia de aproveitar aqueles alimentos como complementos de um sopão para 100 pessoas mais necessitadas. Como era muito conhecido na cidade passei a pedir aos supermercados restos de verduras, alimentos descartados e assim começamos a tarefa. O local foi cedido pela Sociedade São Vicente de Paula, onde deveria proceder o sopão. Assim, durante uns 3 anos, conseguimos (eu, minha esposa e uma senhora italiana que gostava de cozinhar), levar avante nosso projeto.
Nesta mesma época, tivemos oportunidade de construir uma casa para uma família de 8 filhos. Tudo, a custa das pessoas que doavam o necessário para a construção.
Passei a procurar alguma coisa sobre São Francisco e fui encontrá-los nos trabalhos do Teólogo Leonardo Boff, especialmente quando ele disseca cada texto da “Oração de São Francisco”. Na minha opinião, as orações de grande expressão são: O Pai Nosso, O Sermão da Montanha e Oração pela Paz.
Logo que me aposentei da Universidade, fiquei sem saber o que fazer. Mas aí, comecei a escrever alguma coisa. Já tinha lido alguma coisa sobre escrever livros. A autora dizia que para escrever, precisa-se ousar. Foi o que fiz, ousei. Escrevi muita coisa, publiquei algumas em jornais de pequena tiragem. O resto, não tive coragem.
Mas um dia, não sei porque, comecei a escrever sobre São Francisco. O Titulo original era “Cada elo da cadeia foi um passo para a perfeição”. Quando li e reli o texto, achei que não era eu o autor. Foram 4 páginas. Guardei o texto por 5 anos. Em 2003 fui convidado para o cargo de Secretario do Meio Ambiente de Guarapari. Numa cerimônia de inauguração do Projeto Salva Mar da SAMARCO MINERAÇÃO, num evento ambiental, foi me dado um espaço para dizer algumas palavras. Em principio, meu sangue gelou: e aí seu Secretário!...Mas eu tinha uma carta na manga, por coincidência ou não, tinha o texto de São Francisco. Com muita “calma”, saudei os presentes e retirei do bolso e li o texto: para minha surpresa, fui aplaudido de pé.
Após a cerimônias,durante o coquetel, fui convidado pelo Secretario Estadual do Meio Ambiente e pela representante da SAMARCO, para autorizar a publicação do texto em forma de cartilha ilustrativa. Assim, é que a SAMARCO confeccionou 25 mil cartilhas e as distribuiu para os municípios, onde foi organizado um grupo teatral discorrendo sobre o tema,Educação Ambiental. Este trabalho foi publicado no RECANTO com o titulo “São Francisco e a Natureza”
É importante se conscientizar de que todos os elementos que compõem os ecossistemas são importantes para o equilíbrio do planeta. Desde a erva na margem do riacho até o pinheiro da montanha, desde a minhoca que sulca a terra até o gavião que corta o espaço.
Já escrevi muitos trabalhos sobre o meio ambiente, mas este me tocou fundo. Continuo sendo defensor da Natureza, pois fazemos parte dela. A vida é impossível sem os elementos que a natureza nos dá, de graça.
“Siga os passos de São Francisco porque no final só haverá paz e harmonia no planeta”
ateleszimerer
Enviado por ateleszimerer em 29/05/2011
Reeditado em 03/12/2012
Código do texto: T3001277
Classificação de conteúdo: seguro