TERCEIRO LUGAR EM POBREZA

TERCEIRO LUGAR EM POBREZA.

A crônica dos “porquês”?

Dizem que Imaruí é o maior município em extensão territorial do Estado de Santa Catarina, mas em contrapartida e sem uma explicação lógica ou pelo menos aceitável, é considerado pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) o terceiro município em pobreza.

Porque Será?

Isso eu sei, outra hora eu explico!

Por ser o terceiro município mais pobre do Estado e, por uma dedução retilínea e lógica, tem uma Prefeitura muito mais pobre ainda.

Porque será que tantos lutam pelo poder da Prefeitura?

Que vantagens ou méritos têm administrar uma Prefeitura pobre?

Por ser um município pobre, logicamente, tem uma Prefeitura pedinte, e o que arrecada dentro do município é menor do que as Igrejas arrecadam em dízimos.

Porque será que neste município pobre se gastam fabulosas quantias nas eleições para os cargos de Prefeito e Vereador?

Porque Será?

Aí tem hein!

Porque será que uma Prefeitura pobre tem um quadro de funcionários desmesuradamente inchado?

É verdade, já se fez assepsia com o famoso “facão”, mesmo assim, certo assessor me informou que o quadro ainda existente é demasiado inchado e incompetente, e que cinqüenta por cento desse quadro é completamente ocioso.

Disse-me esse certo assessor que, a quantidade de funcionários ociosos e incompetentes é de uma imoralidade nunca vista, e que com esse quadro daria para limpar e roçar o município em 60 dias, pois para outra coisa eles não servem.

Um outro enfoque que é necessário se dar ou se olhar:

Ei-lo!

No município de Imaruí existem duas atividades que se sobressai entre as outras, uma é a agropecuária e a outra é a pesca.

Agora é de se perguntar:

Porque o Secretário da Agricultura não é um Agrônomo, quando sabemos que no quadro administrativo da Prefeitura está presente um Agrônomo devidamente capacitado.

Porque Será?

Porque será que não tem uma Secretaria da Pesca, se essa atividade é tradicional e muita gente vive dela, e é genuinamente Imaruiense?

Porque será que não temos um Veterinário legalmente habilitado e atuante, se a pecuária e considerada expressiva?

Se existe esse tal Veterinário, eu nunca o vi e nem ouvir falar!

Porque será?

Uma última perguntinha:

Porque será que a Prefeitura de um município considerado o terceiro mais pobre do Estado, necessitou ou ainda está necessitando de três advogados devidamente habilitados e contratados?

O que será que andam fazendo por lá, para necessitarem de tantos cuidados em assistência jurídica em tempo integral?

Por que será e para que?

Aí tem hein!

Se vocês puderem me expliquem esta última dúvida:

O município é pobre e por uma conclusão sabidamente lógica, a Prefeitura é mais pobre ainda, mas todos querem o mando!

“Será que ser pobre ou administrar a pobreza tem lá as suas vantagens”?

Porque será?

Não acredito nesse amor pátrio e desmedido por um município pobre.

Também não acredito em idealismo ou patriotismo, nessa virtude ou sentimento humano, demasiadamente humano.

Aí também tem hein!

Agora vejam esta última notícia:

O prefeito de um município pobre assim como o nosso, quer contratar ou já contratou um médico para ajudá-lo na administração.

Administrar o quê?

Será que não existe competência para administrar essa pobreza?

Talvez haja interesses ocultos.

Aí também tem!

Quanto ao próximo candidato à Prefeitura, bem, todos nós já sabemos em quem não votar.

Outra coisinha para finalizar esta crônica:

Como não temos uma solução de imediato, porque naturalmente somos impotentes, o negócio é adquirir uma carroça de paciência para nos lembrar de esquecer esses candidatos na hora do voto e mais ainda:

Devemos espalhar os seus nomes aos quatros ventos, como aqueles arautos reais da Idade Média, apregoando, agora e sempre, a decência na política e o trato honesto para com o erário.

Quando os que mandam perdem a decência, os que obedecem perdem o respeito.

Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 16/12/2006
Código do texto: T320083