O Livro e sua Importância

 

Eis aqui um meio de comunicação importante no processo de transformação dos indivíduos. Gosto de folhear um livro, ler, cheirar, apalpá-lo e apreciá-lo junto com outros numa organizada estante. Ao lê-lo, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. Se comparado a outros meios de comunicação, com ele podemos escolher fatos do passado, do presente ou o mundo da fantasia.
Ele é um conjunto de folhas com informações impressas organizadas e montadas com uma capa, num só volume designando uma obra científica ou literária de certa extensão, representando arquivos póstumos, retratos de épocas, histórias de vida em vários estilos e gêneros literários.
Em 29 de Outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro, porque foi nesse dia, em 1810, que a Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e fundada aqui a Biblioteca Nacional. Mas o Brasil começou a editar livros a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “Marília de Dirceu” de Antonio Tomaz Gonzaga.
Podemos comemorar o Dia do Livro lendo, escrevendo uma frase sobre ele e presenteando com livros. São meios de divulgá-lo.
O livro não muda o mundo, mas muda pessoas e estas sim podem trazer mudanças.
O livro é uma imagem respeitada no desenvolvimento de ações literárias. Uma fonte universal do conhecimento que nos faz viajar sem uma prévia programação. Ter um livro nas mãos é aventuras viver, que só é possível para quem gosta de ler.
O livro tem uma história ligada diretamente à história da humanidade e sua evolução. Ele surgiu há aproximadamente quatro mil anos atrás, na época dos egípcios. Os documentos primitivos, porém não menos importantes, eram registrados em largas folhas de palmeiras, transformando depois nos papiros, guardados enrolados. Os papiros foram substituídos pelos pergaminhos, mais resistentes, podiam ser dobrados com mais facilidade. O primeiro livro impresso com tipos móveis, a Bíblia, produzido por J.Gutenberg, em 1455.
De fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e crescimento intelectual do indivíduo é o livro. Além dos registros importantes da história ele repassa esses fatos à posteridade como vetor de conhecimento. É notável o seu avanço após a invenção da escrita. Assim, é graças a ele que tempos a evolução das ciências, as relações sociais e outras áreas em cada geração.
Os livros ultrapassam fronteiras, agem nas consciências, no imaginário, na esperança e projeta o novo na mente dos escritores e leitores que criam e recriam novas expectativas. Sua leitura é uma viagem jamais apagada pelo tempo. Em cada fase ou faixa etária ele tem sua forma mágica de agir. Instrui a criança, faz o adolescente se autodescobrir também criar e para os adultos são ferramentas que projetam teorias, e a didática de ensinar. Felizmente a acessibilidade aos bons livros tem sido facilitada nas escolas, faculdades, bibliotecas cuja leitura tem sido motivada. Impresso ou virtual tem repassado às gerações conhecimentos armazenados através dos séculos. Além de didático, o livro tem o papel de incentivar o uso da imaginação, tão necessário, num mundo dominado pela imagem e a informação.
 Embora alguns sejam contrários, o livro digital (E-book), ele tem se transformado em algo precioso dos antenados. Eles estão no mercado desde a década de 70 e o primeiro livro virtual da história foi a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
Os e-readers (leitores digitais) defendem essa prática e dizem até que é interessante considerar os dois lados da questão. As obras são disponibilizadas em vários formatos desenvolvidos por programas específicos para a leitura, o baixo preço, a portabilidade, a comodidade, pela maneira confortável e prazerosa de ler.
Mas há quem não concorde com este formato. O Sr. J.S chega a dizer: "Acho isso [e-books] uma grande bobagem. Um livro tem que ter capa, tem que ser folheado, tem que ter cheiro de sabedoria. O grande prazer está na ligação entre autor e leitor e, convenhamos, é inexistente ao se tratar de um aparelho eletrônico”, afirma.
Outras pessoas seguem a mesma linha ideológica. E dizem ser muito importante o contato físico com o livro por ser mais envolvente e os eles enchem e preenchem cada espaço da casa. O livro digital não representa a totalidade.
Outros já consideram que a leitura do livro eletrônico requer certo conhecimento de tecnologia, o que causa algumas  limitações e não permitem os leitores fazer anotações
Em meio os prós e contras o livro digital segue fazendo a sua história e ganhando espaço na sociedade. Em muitas e grandes editoras e livrarias, seus catálogos já fornecem alguns livros no formato digital. Vale ressaltar que o Portal Domínio Público, desde Novembro de 2004, permite fazer downloads (cópias), gratuitamente de alguns exemplares.
Assim, o que é realmente importante é você aventurar nas leituras, conhecer lindas histórias, personagens marcantes com capacidade de sensibilizar o coração de quem lê, saboreando a cultura literária em seus diversos formatos.
Há quem considere que o livro um dia terá um fim! Isso provoca tristeza, dor e saudade antecipadas. Por outro lado li um comentário a respeito e este chegou a declarar: “se depender de mim, e meus filhos ainda vamos manusear muito papel e, os filhos deles também”. Em pesquisa sobre datas comemorativas, deparei-me encantada com tantas sobre o livro e suas correlações. Entre elas estão Dia do Leitor, Dia do Gráfico, Dia Nacional do Livro, Dia do Bibliotecário, Dia da Poesia, Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, Dia da Literatura, Dia do Escritor, Dia do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro Didático e muitos outros.
Particularmente acredito que enquanto houver amantes, não só de livros, mas das palavras, dos textos, da literatura, vivos, ele também continuará.
Para as crianças também é importante o hábito da leitura, pois aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. Elas são atraídas pela curiosidade, formato, manuseio e pela emoção das histórias.
Costumeiramente ao ler um livro, faço anotações e se ele for realmente muito bom, faço o seu resumo, porque isso me faz fixar na mente o aprendizado. 
 




 
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 08/10/2011
Reeditado em 28/10/2011
Código do texto: T3264073
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.