Premio Nobel de Literatura:Tomas Tranströmer

"Receber um Premio Nobel de Literatura é colocar o trabalho do escolhido a vista dos leitores de todo o mundo. Sem dúvida, poucos ouviram falar de Tomas Tranströmer, mas, ele, sem dúvida, merece este prêmio por ser um poeta muito traduzido e por seu estilo "místico, versátil e triste". Tomas Tranströmer é um modelo de humanidade por cuidar durante toda a sua vida do "homem" abandonado a própria sorte, como os deficientes, condenados e dependentes químicos. O poeta explora as relações entre a intimidade e o mundo ao nosso redor.Aplausos a Tomas Tranströmer , o poeta do coração e dos versos de amor a toda humanidade!

O sueco Tomas Tranströmer, 80 anos, ganhou nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura, mas já era o poeta escandinavo vivo mais conhecido no mundo com uma obra que explora as relações entre a intimidade e o mundo ao nosso redor.

Psicólogo de formação, ele sugere que a análise poética da natureza permite nadar nas profundezas da identidade humana e em sua dimensão espiritual.

A Academia premiou Tranströmer , pelo motivo do seu trabalho literário que envolve imagens translúcidas, mostrando caminho para uma nova realidade.

Nasceu em 15 de Abril de 1931 em Estocolmo, filho de um jornalista e de uma professora, viveu grande parte da infância na ilha sueca de Runmaro.

É formado em psicologia e trabalhou em prisões juvenis, jovens delinquentes. Começou a escrever na década de 50, enquanto estudava psicologia.

Os seus poemas abordam imagens surrealistas, a natureza e a terra, entrando no mundo da psicologia e das interpretações metafísicas.

O poeta sofreu em 1990 um derrame que o deixou parcialmente paralisado e afásico, o que lhe obrigou a reduzir consideravelmente suas atividades.

Sua primeira obra publicada após este ataque, seis anos depois, é um livro chamado "A Gôndola da dor".

Fim de estação. Eu continuei a viagem

Para além do fim da estação.

Quantos eram? Quatro,

Cinco, poucos mais.

Casas, caminhos, nuvens,

Enseadas azuis, montanhas

Abrem as suas portas _ Tomas Tranströmer

Aos 23 anos, enquanto ainda estudava Psicologia, publicou seu primeiro livro intitulado "17 poemas", pela maior editora sueca, Bonniers, com o qual permaneceu ligado durante toda a sua carreira. Para a editora, a poesia de Tranströmer é "uma análise permanente do enigma da identidade individual frente a diversidade labiríntica do mundo".

Farto de todos aqueles que com palavras fazem palavras mas onde não há uma linguagem;

Dirigi-me para a ilha coberta de neve.

A veação não conhece palavras.

As páginas em branco dispersam-se em todas as direções.

Eu dei com vestígios de cascos de corça na neve.

Linguagem, mas nenhuma palavra. _ Tomas Tranströmer

Entre seus principais trabalhos estão "Windows and Stones", de 1966, e "Baltics", de 1974. Em 1966, recebeu o prestigioso prêmio Bellman. Muitas outras recompensas se seguiram, entre elas o prêmio Pétrarque (Alemanha, 1981) e o Neustadt International Prize (Estados Unidos, 1990).

Em 1997, a cidade operária de V¤steraas, onde viveu por 30 anos antes de retornar a Estocolmo nos anos de 1990, criou o prêmio Trasntrömer.

Com o reconhecimento da Academia, ele irá receber um prêmio de US$ 1,5 milhão.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, Tranströmer passou Adonis e Bob Dylan, que alternavam a liderança na casa de apostas britânica Ladbrokes. O poeta Tomas Tranströmer demonstrou "felicidade" e "emoção" ao ser informado de que a Academia sueca o premiou nesta quinta-feira com o Nobel de Literatura 2011.

A voz sufocada no vestido. Os seus olhos seguem

o gladiador. Então, ela mesma aparece , altiva,

na arena. Será livre? Uma moldura dourada

segura o retrato, no cavalete. Tomas Tranströmer

Bibliografia

Luís Costa. Tomas Tranströmer ou a fascinação da inanidade

Perfil no sítio oficial do Nobel de Literatura 2011

triplov.pt. Tomas Tranströmer