Palavras curiosas... 
         e divertidas frases


                          Ave Maria!
                                Anjo Gabriel

     Pra tudo há uma explicação. 
     Para o que se diz, e para o que se faz. Uma explicação ou uma historinha há sempre em torno de uma frase ou de uma palavra que, diariamente, soltamos por aí, justificando ou complementando nossos pensamentos ou intensões.
     Faz algum tempo, o professor de português e advogado Reinaldo Pimenta publicou dois livros intitulados A Casa de Mãe Joana.
     Ambos tratam, com muito humor e seriedade, de "divertidas e curiosas histórias das palavras e expressões do nosso dia-a-dia". 
     Só para ilustrar este meu texto vou lhe dar, meu caro leitor, três exemplos. 
     Muita gente não sabe o porquê da expressão "abraço de tamanduá", hoje significando o abraço de um amigo falso.
     Pimenta explica: "...quando vê um inimigo, o tamanduá se ergue nas patas traseiras e abre as dianteiras anunciando um abraço. 
     Encantado com a recepção, o inimigo se aproxima. Aí o tamanduá abraça e comprime a vítima, cravando-lhe as unhas nas costas."
     Larápio - "Na Roma antiga, um pretor (juiz) chamado Lucius Amarus Rufus Appius proferia suas sentenças sempre a favor de quem lhe pagasse mais. 
     Como era costume na época os primeiros nomes aparecerem só com as iniciais, o corrupto pretor assinava suas decisões assim: L.A.R.Appius".
     Daí a palavra larápio em português. 
     Será que a ilustre Ministra Eliana Calmon andou lendo a biografia do magistrado L.A.R.Appius? Perguntar não ofende.
     Mas a origem da palavra larápio será mesmo essa? Pimenta dá três motivos para se considerar, apenas, como uma "etimologia fascinante e falsa".
     Primeiro, a história romana não dá notícias da existência desse juiz; segundo, a palvra larappius  não existe no latim; terceiro, a palavra larápio só existe na língua lusitana.
     A masturbação masculina. Ela tem origem bíblica. E Reinaldo Pimenta conta como esse ato - que um dia me disseram ser pecado mortal -, aparece nos Livros Sagrados, e hoje tem o pomposo nome de onanismo.
     Um momento: pecado? Os teólogos mais avançados defendem a seguinte tese: "Se Deus não proibiu expressamente a masturbação, o homem não teria poderes para criar um mandamento novo."
     Está no Velho Testamento. "Ela (Sué) concebeu e deu à luz, a quem chamou de Her. Concebeu de novo e deu à luz a outro filho, a quem chamou de Onã. Tornou a conceber e deu à luz outro filho, a quem chamou de Sela.
     Judá escolheu para Her, o primogênito, uma mulher chamada Tamar. Mas Her, primogênito de Judá, desagradou ao Senhor e o Senhor o fez morrer. 
     Então Judá disse a Onã: `Une-te à mulher de te teu irmão para cumprir a obrigação de cunhado, suscitando prole para teu irmão.
     Mas Onã, sabendo que a prole não seria sua quando se juntava com a mulher do irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendente ao irmão.
     Desagradou ao Senhor o que Onã fazia e o fez morrer também." - Gênesis, 38, 3-10. Onanismo vem, pois, do personagem bíblico Onã. 
     Para fechar essa história, meia-doida, lembra Pimenta que Tamar, a viúva de Her, posteriormente pariu gêmeos.  
     E querem saber com quem? Com Sela, o irmão caçula de Her e Onã.
     Segue Pimenta nos seus dois livros - A Casa de Mãe Joana, 1 e 2 - dissecando palavras e explicando o nascimento de expressões que usamos no nosso cotidiano.

     Mas outro escritor também se deu ao trabalho de pôr em livros o que ele chama de A Vida Íntima das Palavras e a Vida Íntima das Frases.
     Refiro-me a Deonísio da Silva, de que sou um permanente admirador. 
     Por enquanto, falo, apenas, sobre A Vida Íntima das Frases que a Editora Novo Século acaba de pôr na praça.
     Vamos, então,saber, resumidamente, quem disse e por que disse frases com essas:
     "A Casa da Mãe Joana" -  A Casa da Mãe Joana é aqule lugar onde a gente pode fazer o que se bem entende e quer. Uma casa sem comando; sem governo; um lugar bagunçado.
     Detalhe: Deonísio diz que Mãe Joana, não é uma ficção. Ela viveu no século 14, e até foi rainha de Nápoles.
     "É de tirar o chapéu" - É aquela saudação com o chapéu, que antigamente se fazia, tirando-o.
Detalhe: Esse tipo de saudação vem dos Luíses XIII e XIV, o Rei Sol. 
     "Olho por olho, dente por dente" - Consagra a vingança. E está num dos 282 artigos do Código de Hamurabi (1792-1750 a.C.), o criador do Império da Babilônia.
     "Errar é humano" - É uma frase de Séneca (4 a. C. - 65 d.C.). Detalhe. Esta frase tem hoje uma complementação oportuna: "...mas permanecer no erro é diabólico".
     "Quem dá aos pobre, empresta a Deus" - Uma frase antiquíssima. Está nos Livros dos Provérbios. É uma "recomendação humanitária", diz Deonísio. 
     Detalhe: esta frase foi difundida por Vitor Hugor (1802-1885), nos seus conhecidos e festejados romances, e pelo poeta baiano Antônio de Castro Alves, em um de seus poemas.
     "Tristezas não pagam dívidas" - Segundo o escritor de A Vida Íntima das Frases", "Tristezas não pagam dívidas" não é coisa d´agora. Fora registrada no século 17.
     Detalhe. Lembra Deonísio que esta frase tornou-se popular no Brasil graças a um artista pátrio chamado Oscar Lourenço Jacinto da Imaculada Conceição Dias, o nosso saudoso Oscarito.
     Me lembro - eu que admiro, sem acanhamento, as chanchadas da Atlântica -, de um filme com este nome, estrelado pelo impagável Oscarito. Vi várias vezes nos cinemas de Fortaleza, idos de 1952-56.
     "Viver é lutar" -  Tornou-se célebre nos versos de Gonçalves Dias (1823-1840). Detalhe. Essa frase é encontrada em uma das Epístolas morais endereçada a Lucílio pelo filósofo romano Séneca (4 a.C.- 65 d.C.); Vivere militare est.
     "Tal pai, tal filho" - Esta frase, destaca Deonísio, "sintetiza a sabedoria popular de que os filhos reproduzem qualidades e defitos dos pais". 
     Detalhe. Também não é uma frase nova. Ela é encontrada nos Lusíadas de Luiz Vaz de Camões (1524-1580).
     Ora, são duzentos verbetes. Será exastivo para o cronista e principalmente para o leitor examinar, uma por uma, as frases selecioadas por Deonísio da Silva.
     Mas queria concluir recordando estas frases que achei nuito interessante, prestando, ao mesmo tempo, uma homenagem (?) às mulheres.
     "As mulheres perdidas são as mais procuradas" - De um parachoque de um caminhão.
     "O amor é mais forte do que a morte" - Frase do rei Salomão, filho de Davi. Que, como o pai, amou mais de mil mulheres. 
     Portanto, neste particular, grande era sua  experiência. Detalhe. Salomão viveu entre 1032-975, antes de Cristo.
     Fialmente, para dizer até a próxima crônica, esta frase lembrada por Deonísio, no seu pequeno-grande livro - apenas 115 páginas -, atribuída a um santo que teve uma intensa vida de amores. Ei-la: "A mulher é a porta do diabo!", Santo Agostinho.
     Será mesmo?
 

     
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 11/10/2011
Reeditado em 08/12/2020
Código do texto: T3271235
Classificação de conteúdo: seguro