Nossa petulância é histórica e recorrente, com isso perdemos a chance de mudar e melhorar. Temos a mania de mostrar mais que temos e na hora do "vamos-ver" ficamos com aquela cara de cachorro abandonado. Criticaram o técnico do Barcelona por ter dito que não conhecia o time do Santos, que ele é metido, arrogante, fizeram dele um monstro. E tome na cabeça nego-véio, o time desse arrogante deu um show de futebol e a goleada não foi maior porque o time do Barcelona puxou o freio de mão.

      Vamos ao fatos: o técnico do Barcelona, Pepe Guardiola, ganhou 10 títulos de 11 disputados, tem pelo menos 8 jogadores que atuam na seleção que é a atual campeã do mundo, ou seja a Espanha. Essa mesma Espanha é  atual campeã européia e o BarçaShow ganhou tudo esse ano. Quem será o arrogante, o técnico do Barcelona ou a imprensa brasileira que vive ainda na decada de 70 afirmando que temos o melhor futebol do mundo?

      Está claro que Neymar não chega aos pés de Messi, e não pela falta de talento, isto o santista tem muito, mas pela falta de profissionalismo e orientação desse moleque de 19 anos. Ele terá que ganhar muitos títulos ou pelo menos disputar a metade dos títulos de Messi para chegar perto do argentino. Estão enchendo demais a bola do "Nem mar, nem título",  e o garoto  por falta de estrutura emocional tá entrando na onda ufanista. Não temos o melhor futebol do mundo, nem as mulheres mais bonitas, e muito menos a melhor educação. Se nosso esporte fosse encarado pela imprensa e pelos cartolas como é o volleyball, quem sabe cheguemos um dia a esse patamar técnico que a Espanha tem no futebol, no tenis, no basquete ou na formula 1. 

        Ou somos humildes e defenestramos o ufanismo tupiniquim que tanto nos cega, ou estamos fadados a sermos os coadjuvantes históricos dos outros.

       Obrigado Barcelona pela aula de futebol (dito pelo moleque Neymar) e a Messi pela integridade profissional e humildade de postura.

       PS: sou corinthiano e sonho jamais encontrar o Barcelona numa fase dessas. Os santistas nostálgicos acharam que poderiam ganhar o tri.....pois bem eles sairam de Yokohama com o tri....TRITURADO!!!!