FERRY-BOAT OU FERRY-DUTO?

 

 

Imaruí, SC 03-12-06

 

 

 

Esta crônica já deveria ter sido escrita há mais de três anos, quando aqui apareceu um bate-estaca fincando uns eucaliptos para demarcar o possível ancoradouro deste suposto e moroso ferry-boat.

O que tenho notado todos os dias é que, as estacas fincadas estão servindo apenas para entreposto, pouso e descanso das gaivotas.

Desde aquela época, eu vivo me perguntando a respeito da rentabilidade de um investimento dessa ordem ou natureza aqui em Imaruí.

E conversando com as pessoas a respeito deste monstrinho que estão instalando, nenhuma delas achou que seja um investimento no mínimo lucrativo, a não ser que haja uma outra conotação que a maioria ainda não percebeu.

Evidentemente que, um projeto desta natureza e envergadura causa perplexidade e muita desconfiança.

Sabemos que o ferry-boat de Laguna está à venda, pois existe uma placa no próprio barco com os dizeres de “Vende-se”.

Dizem que estão vendendo porque existe um projeto para a construção de uma ponte no local, o que teremos de convir, será um senhor investimento e tanto.

Agora, eu não sei se tudo isto é verdade, pois dos políticos tudo se espera, menos honestidade.

Aquele ferry-boat de Laguna é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, no inverno o movimento já é intenso, imaginem os senhores agora no verão.

Ficamos sabendo também que existe por parte do Governo, um tipo de indenização ou subvenção para manter este serviço, quando nessas atividades o dito Governo não se faz presente com os investimentos necessários.

Ali no ferry-boat de Laguna, eu tenho presenciado filas enormes de carros esperando para ser transladado, tanto de um lado como do outro, isso ocorre agora na baixa temporada, mas quando chegar o verão vai ser um Deus nos acuda para atravessar.

Agora vamos voltar ao ferry-boat de Imaruí e fazer uma esforçada análise para descobrir a sua capacidade rentável, ou outras capacidades que ele tem e que nós não estamos à priori enxergando, e por isso mesmo, a demorada execução desse projeto, nos leva rapidamente a imaginar com toda a assertiva haver ali uma intenção nada elogiável.

Bom, o negócio é o seguinte:

Não venham me dizer que alguém de bom senso saia de uma futura BR 101 duplicada, simplesmente para atravessar no ferry-boat e visitar Imaruí.

Ver o que aqui?

Pois Imaruí não apresenta estrutura digna para o deleite dos seus citadinos, quanto mais para receber uma leva de turistas, assim como dizem os defensores do tal projeto que isso irá acontecer.

Uma verdadeira enchente de turistas gastadores de bermuda, óculos escuros e filmadora em punho.

Se depender do movimento do pessoal desta cidade em viagem para as cidades vizinhas, o ferry-boat vai mesmo enferrujar.

Assim como dizia um amigo meu, metido a criar aforismos (ditados) de última hora: Aqui jaz nasceu e jaz morreu!

Mas se formos conjuminando todas as possíveis eventualidades, vamos ligeiramente desconfiar e concluir que estamos presenciando o nascimento de um “ferry-duto”.

Já faz três anos que estão neste projeto ou, fazem de conta que trabalham neste ferry-boat.

Há quem esteja farejando o seguinte: Quanto mais demorar a execução, mais recursos serão pulverizados.

Aliás, a maioria das pessoas com as quais conversei, acha que esse projeto é mais uma esparrela para desviar dinheiro do Estado.

Eu acho que as pessoas têm toda a razão para pensar assim, pois se trata de um investimento/execução que está sendo feito homeopaticamente, e que, temos toda a certeza, se tornará mais uma torneira para vazar dinheiro público, assim como foi ou ainda está sendo feito nessa tal de ZPE de Imbituba.

Fiquei sabendo também que, se o Senhor Esperidião Amim fosse eleito Governador do Estado, este dito ferry-boat iria afundar no lodo da lagoa.

Aí, a desconfiança aumenta e só não vê quem não quer, aliás, o pior cego é aquele que não quer ver; os chamados cegos de boa visão.

Evidentemente que se trata de um projeto da atual gestão, e que agora, se prolongará pela próxima gestão.

E isso denota claramente que existe um esquema bem elaborado, e que existem várias pessoas envolvidas nesse esquema, pois isso não é coisa de uma só pessoa.

Não estamos afirmando tratar-se de uma quadrilha, mas quando várias pessoas estão se locupletando com alguma coisa, evidentemente e sem sombra de dúvidas que existe um elenco de intenções nada elogiáveis.

Infelizmente é o que se presume esteja acontecendo, pois o povo desconfia e sabe, porque sempre alguma coisa vaza.

Vamos torcer para ser um empreendimento decente, honesto e socialmente sadio, mas para todo efeito continua sendo contraproducente e, se for uma atividade com fins lucrativos, segundo os experientes homens de negócio é totalmente inviável.

Somente para aproveitar o espaço e esta oportunidade que a Radio Litoral me dá, eu quero deixar aqui o meu protesto ao Senhor Prefeito.

É o seguinte:

A Associação Comercial de Imaruí está fazendo um esforço fora do comum junto aos comerciantes para, embelezar, apresentar eventos, trazer as pessoas gratuitamente do interior para a cidade e, com isto, movimentar as festas de fim-de-ano, notadamente a festa de Natal.

Em virtude do alto custo desses eventos para os comerciantes, a Associação devidamente representada foi como é natural bater ás portas da Prefeitura.

Sabem que o Senhor Prefeito disse:

A Prefeitura não tem recursos!

Afinal de contas para que serve um Prefeito?

Diante deste descaso, a Associação foi pedir emprestado para a Prefeitura Municipal de Imbituba, os enfeites natalinos de rua.

Mas, com toda a certeza, para o ferry-boat o Senhor Prefeito bate palmas.

É preciso que esse pessoal que está supostamente envolvido por trás deste ferry-boat ou ferry-duto, saiba que o povo de Imaruí não é totalmente ignorante e nem tão pouco bobo, para não perceber o que está ocorrendo por trás dessa cortina de fumaça.

Quando as nossas autoridades perdem a decência e a vergonha, o povo automaticamente perde o respeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eráclito Alírio da silveira
Enviado por Eráclito Alírio da silveira em 11/01/2007
Código do texto: T343955