248 - PANORAMA VISTO DO ALTO...



Lá fora a chuva cai copiosamente e quase silenciosamente uma bruma de espessa névoa envolve e encobre grande parte dos bairros da cidade. Hoje a chuva não veio carregada daqueles raios e trovões que, normalmente, acompanham as chuvas de verão.
  
Ainda há pouco, antes da chuva, eu observava da varanda da minha casa a algazarra das andorinhas em seu alegre vôo pegando, num sonoro burburinho, os pequenos cupins alados no entorno das casas. Encetavam vôo numa dança nupcial que indica que é tempo de criar novos ninhos e novas famílias. Este vôo temporal para os cupins é quase como um vôo para a morte, pois, se  não forem apanhados pelos bicos das andorinhas, bem-te-vis e pardais que os disputam como valiosas prendas e se escaparem das aves, fatalmente serão finalizados pela morte anunciada que decorre do cruzamento entre as espécies da época.
 
Daqui da minha casa se tem uma bela vista de grande parte da cidade. Quase não se vê sequer os bairros mais próximos por causa da neblina. Já aqui dentro de casa, do mezanino, observo as meninas minhas netas estão enroladas no cobertor e deitadas no tapete da sala e assistindo a programação de alguma emissora.
 
Pensando bem e observando melhor não se trata de programação nacional brasileira e sim um dos muitos enlatados empurrados goela abaixo... É tal de Phineas & Ferb, Zack & Coldy e Hannah Montana, uma xaropice “made in Usa”. Enfim uma programação para jovens que, para adultos, é dura de suportar. Mas o ambiente é gostoso para curtir as férias da criançada, uma vez que já voltaram de viagem.   
 
Este ano, as crianças com respectivos pais foram passar as festas de Natal em Diamantina, na casa de Vovô Zé e Vovó Arlinda.  Como aves de arribação foram em um bando buliçoso agitar os ares de outras paragens.
 
Na cozinha um cheiro bom de bife de fígado sendo temperado e preparado é prenúncio de almoço com arroz de brócolis e queijo gratinados, alho desidratado, e boa salada alface, palmito, azeitona e tomates regado a vinho tinto, para quem gosta é claro.            Êta vida danada de boa sô... 
                                                             Itabira, 29 de dez. 2011
 
 




CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 16/01/2012
Reeditado em 11/05/2012
Código do texto: T3443068