CEROULAS E BLOCO DAS FLORES
712384.gif
Por Carlos Sena
 
Nossa imaginação tem razões que a própria razão deve desconhecer. Todo ano no carnaval de Recife e Olinda, eu “viajo” em duas agremiações carnavalescas: CEROULAS e BLOCO DAS FLORES. O que me intriga nessa preferência é que eu nunca desfilei em nenhuma das duas. O Bloco das Flores eu sempre vi passar triunfante nas ruas do Recife Antigo. Já o Ceroulas, não, pois acho que fui “emprenhado” pelos ouvidos – sequer nunca o vi passar nem em Recife nem em Olinda. Mas se me perguntarem qual minha agremiação em Olinda logo eu digo “Ceroulas”. Talvez o que tenha me seduzido foi o hino. “Ceroulas” tem uma das musicas mais bonitas do carnaval, principalmente o “Pó-pó-pó-pó, pororó, pororó, pororó”! Como pode uma musica ser bonita pelo seu po-po-po-pó? Quem conhece o nosso carnaval sabe que quando o hino de Ceroulas começa a tocar todos esperam o seu refrão, pois se trata de uma melodia belíssima que leva a uma apoteose só comparada a Vassourinhas (internacionalmente conhecida). A especificidade está na singularidade de ser um refrão sem letra, só e tão somente de popopopó, pororó, pororó, etc. Por se tratar de uma troça, diferente de um Bloco de carnaval, Ceroula é meio anárquica ou totalmente isto. Seu nome é sintomático. Então eu fico pensando: serROULA, ser ROLA, Ceroula? Quem manda é a imaginação, pois o carnaval rompe com certas lógicas falso-moralistas. Isto se comprova com o nome de outras troças e blocos como o SEGURUCU, A Cobra, As Afolosadas, O Boi de Tua Mãe, Segurando o Talo, Nem Sempre Lili Toca Flauta, As Catráias, Donzelos de São José, etc.



O outro lado é o Bloco das Flores. Lírico como poucos. Quando desfila, suas pastoras jogam água perfumada (de flores) entoando frevos de bloco tradicionais de igualmente líricos. O Bloco das Flores está no mesmo patamar do Bloco da Saudade, O Bonde, Madeira do Rosarinho, Vassourinhas, Pás Douradas, etc. Esses, geralmente levam multidões por onde passam e conseguem cambiar ao Recife antigo famílias inteiras movidas pelos frevos dolentes de blocos.
Esse viés complexo da minha imaginação talvez resida na compreensão residual que difere carnavalesco de folião. Considero-me no primeiro grupo e talvez por isto adoro o Ceroulas sem nunca nela (troça) ter desfilado, sequer lhe visto passar por perto. Coisas da imaginação criativa movida pelo sentimento do carnaval como fonte de libertação. Entendo que essa minha preferência se torna uma ponte na minha cognição carnavalesca em que de um lado está Ceroulas, do outro, O Bloco das Flores... Carnaval é um pouco de estado de espírito. Há pessoas que vivem como se estivessem sempre retornando de um enterro. Procuro viver a minha como se sempre estivesse retornando dos carnavais da minha terra.


Como mencionei, a letra do hino de Ceroulas é comum, bem própria das letras carnavalescas. Vejamos:


Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda
(Música e letra de Milton Bezerra de Alencar)

Eu vou este ano à Lua 
Não é privilégio, Foguete já tem 
Eu quero ver se o carnaval de rua 
Collin, Aldrin e Armstrong falam que vai bem 
Eu quero ver se tem troça que escolha 
Como em Olinda que tem a Ceroula 
Mas se tiver para mim é legal 
Passarei lá na Lua todo o Carnaval 
Mas se tiver para mim é legal 
Passarei lá na Lua todo o Carnaval. 

PAM..PAM..PAMPAM...PAMPAMPAM...PAMPAMPAMPAM...


Observem que o refrão principal é PAM...PAM...PAMPAM... PAMPAMPAM... PAMPAMPAMPAM...

Eu citei Popopopó, pois é uma versão popular que normalmente também se canta. Na multidão a gente sempre ouve o Popopopó. Pode? Mesmo na canção gravada a gente tende a ouvir o Popopopó... Garanto que a multidão canta mesmo é o POPOPOPÓ, PORORÓ PORORÓ...

É isto. O carnaval de Olinda se especializa cada vez mais pela soltura das pessoas em suas ladeiras... Beijar na boca é “fichinha”. Embora com banheiros químicos nas ruas estreitas e becos, não dá vencimento e o povo mija na rua e caga e... Brincar o carnaval casado ou namorando em Olinda é correr sérios riscos. A carne, por lá, é o Aval do pecado. Já no Recife a coisa não é igual, não necessariamente nesta mesma ordem. O pecado, no Recife é avaliado pela carne, desde que não seja fraca... Calma: nem no Recife nem em Olinda quem for puta vai virar santa. Quem for santa não vai deixar de ser... Você encontrar "atores" vestidos de todas as fantasias possíveis que a gente nem pode garantir que estejam em seus papéis... Por isto, recomendo o papel de pecador no Ceroulas e o de “Santo” no Bloco das Flores...