República do Pampa!

Pois dentre meus amigos gaúchos, a raça (?) existente mais parecida com o povo de Charky City, sempre tem um que está querendo se separar do Brasil e fundar a República do Pampa. Menos o meu grande amigo Fagundes.

Esse quer ir muito além...

- Mas me diga Fagundes, o que tu acha desse lance de se separar do Brasil?

- Acho muito pouco. Tenho uma visão mais radical quanto a isso, caro Bacamarte.

- Mais radical do que se separar do Brasil e criar a República do Pampa?!?!?

- Claro tchê: acho que, além de nos tornarmos independentes, devemos anexar Santa Catarina e toda a costa do Uruguai.

- Radical mesmo! Mas porque anexar Santa Catarina e o Uruguai?

- Santa Catarina é óbvio né: as suas praias são melhores que as nossas e, por outro lado, não pode a República do Pampa ficar só com o Porto de Rio Grande, temos que ter mais um. Logo, uniríamos o útil ao agradável.

- Mas e os catarinenses, o que vão achar Fagundes?

- Vão gostar Bacamarte, ora bolas. Eles agora vão poder torcer pro Grêmio e pro Inter sem sentir constrangimento nenhum. E, de quebra, Hercílio Luz, Camboriú, Chapecoense, Brusque, Joinvile, Criciúma, Marcílio Dias, Metropolitano, Figueirense e o Avaí vão poder disputar o Campeonato Gaúcho, que é o campeonato mais difícil do mundo!

- Campeonato mais difícil do mundo o Gauchão?

- Claro! Um campeonato disputado por dois campeões mundias, dois bicampeões da Libertadores, três campeões brasileiros e sete campeões gaúchos deve ser considerado como, Bacamarte? E, só pra você ter uma idéia, ontem mesmo foi decidido o primeiro turno do Gauchão entre os alemães cervejeiros do Novo Hamburgo e os italianos bebedores de vinho do Caxias. 1x1, e o Caxias levou nos pênaltis a grandiosa Taça Piratini. Grêmio e Inter ficaram de fora da decisão! Pra ti ver!

- Tá, tá bem Fagundes. Mas me diga uma coisa: porque não anexar o Paraná também?

- Cruzes, nem pensar! Fazer divisa com São Paulo? Ninguém merece!

- Tem algo contra os paulistas Fagundes?

- Tudo. Eles são do café, nós do chimarrão; eles são brasileiros, nós gaúchos. E ademais paulista é tudo arrogante e pretencioso e nós somos megalomaníacos com mania de hipergrandeza, logo não nos bicamos. Mas nos entendemos: eles não nos suportam, nós os detestamos. Eles ajudaram o Império e derrotar a Revolução Farroupilha, nós demos o troco em 1930 com o Getúlio amarrando os cavalos no obelisco deles, eh eh eh eh.

- Então porque elegeram governadora a paulista Yeda na eleição de 2006?

- Foi um surto de masoquismo, tchê bagual.

- Tá legal Fagundes. E são contra outros brasileiros, tipo mineiros, baianos e cariocas?

- Contra esses nada! Minas é um estado de mulher bonita né. Como nós gaúchos gostamos da coisa, gostamos de Minas. Viva o queijo de Minas! Bahia e Rio de Janeiro você sabe como é né, esse pessoal é muito tri, tanto comem como dão pra todo mundo, é aquela maravilha. Samba, axé, trio elétrico, carnaval. Nós pampeanos, como também seremos gringos, vamos fazer turismo sexual nesses paradisíacos e bacantes estados brasileiros, viver essa democracia copulativa, esse socialismo sensual, eh eh eh. Ainda mais no Rio, onde adoram um gaúcho e uma gaúcha. O Getúlio, o Prestes, o Brizola, A Xuxa, A Fernanda Lima, o Renato e o Ronaldinho que o digam!

- Tá, mas e o Uruguai, pra que anexar?

- Nós sempre fomos um estado mais cisplatino que brasileiro, sempre fomos marginalizados pelos brasileiros por causa disso, então é óbvio termos que ter um pedaço da República do Pampa onde se falará espanhol né. Além disso, Punta Del Este vai ser nossa...

- E os brasileiros, não vão resistir a isso?

- Que nada, vão adorar. Não esqueça que os paulistas é que mandam de fato no Brasil e, como nos odeiam, vão dar graças a Deus por se livrar da gente. E como quem usa as praias catarinenses somos nós, os argentinos e os paranaenses mesmo, eles não vão se importar. Eles sobem pro Rio, Salvador, Recife, Natal, Alagoas, não tão nem aí pro resto do litoral, ao sul.

- Mas e o pessoal de Brasília Fagundes?

- O que que tem eles Bacamarte?

- Ué, o que que tem? Os políticos da capital do Brasil não vão aceitar!

- Brasília é a capital do Brasil? Puxa, achava que era a capital da França...

- Tá Fagundes, tá, deixa assim. Mas como pretende anexar Santa Cararina e Uruguai? Com que exército?

- Pra que exército quando se tem a briosa Brigada Militar? Nós a dividiremos em Brigada Vermelha e Brigada Azul. A primeira, formada por torcedores do Inter, ocupará Santa Catarina saindo de Torres e atravessando o Mampituba pela Ponte Pencil, pois são as praias o que mais nos interessa lá. E tu sabe né, os catarinenses são brasileiros, daí a batalha vai ser mais fácil, acho que disso os colorados podem cuidar. Já para anexar o Uruguai vai a Brigada Azul, composta dos espartanos torcedores do Grêmio, já que com os castelhanos o buraco vai ser mais embaixo, assim como eles estão no mapa. Vamos atacar em duas frentes: pela Ponte Mauá do Rio Jagurão e por Chuí. A anexação do Uruguai tenho como certa, já Santa Catarina, com os colorados, só esperando pra ver...

- Vai ficar grande essa República do Pampa. Porque não aproveita e toma também um pedaço do Chile, pra ficar com saída para o oceano Pacífico também, Fagundes?

- Tá louco Bacamarte, pra isso teríamos que anexar também a ponta de cima da Argentina e a ponta de baixo do Paraguai, teríamos mais prejuízo do que lucro.

- Porque Fagundes?

- Veja bem meu caro Bacamarte: Se anexarmos o Paraguai, vamos comprar produtos falsificados e de contrabando onde? Se ocuparmos a Argentina, daí eles seriam gaúchos pampeanos que nem a gente e daí não iam querer pagar caro nas praias gaúchas e catarinenses, agora pampeanas. Só prejuízo, só prejuízo! A única vantagem seria a fronteira aberta com a Bolívia e com o Peru, mas mesmo assim não compensaria.

- Mas pensa bem Fagundes, A República do Pampa seria o único país a se estender por todo o continente e com saída para os dois oceanos?

- Não, deixa assim, quem sabe num futuro próximo, não vamos no momento dar um passo maior que a perna né. As praias catarinenses e uruguaias já bastam por hora.

- Uruguai e Santa Catarina manteriam os nomes atuais na República do Pampa?

- Bem capaz! Santa Catarina vai se chamar Estado de Juliana, em homenagem aos Farrapos. E vamos propor um plebiscito pros catarinas ou manterem o nome da capital deles ou voltar ao antigo, Desterro, ou ainda deixar como Floripa mesmo. O litoral uruguaio anexado vai ser denominado Estado do Cisplatino do Sul.

- Nacional e Penharol vão disputar o Gauchão também?

- Não, pois já disse que vamos anexar de Punta del Este pra cá. Montevideo nós não queremos. E também, contra que times de futebol de verdade jogaríamos a Libertadores, que é o segundo maior campeonato do mundo, depois do Gauchão? Os brasileiros é só essa frescura de futebol arte! Argentinos e uruguaios são nossos verdadeiros rivais do futebol força e são os que dão graça pra Libertadores. Temos, logo, interesse em manter essas coisas assim como estão.

- E Porto Alegre continuará sendo a capital?

- Não, Porto Alegre vai ser a nossa Nova York, a maior cidade da república e centro econômico, futebolístico e cultural. A capital da República do Pampa vai ser Piratini, claro, outra homenagem aos Farroupilhas!

- Só vendo Fagundes, só vendo.

- E vocês Bacamarte, vão continuar nessa vidinha de groenlandinenses do sul?

- Sim Fagundes, nós de Big River Sulist estamos felizes em ser "groenlandineiros". Principalmente nós daqui de Charky City, cidade amálgama onde se fala o portuingreis paraguayo, a lingua mais universal do planeta!

- Tá Bacamarte, já vi que não somos só nós que temos mania de grandeza...

(Estou publicando hoje, quinta-feira, porque amanhã estarei offline)

(PARABÉNS CARIOCAS PELO ANIVERSÁRIO DE SUA BELA CIDADE!)

------------

Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 01/03/2012
Reeditado em 09/03/2012
Código do texto: T3528667
Classificação de conteúdo: seguro