O dia da ternura



     1. Dia disso, dia daquilo, daquela coisa, o dia de não sei o quê. São tantas as "coisas" que têm o seu dia! Deixa a gente numa tremenda confusão; e, às vezes, com alguma dificuldade para avaliar se a homenagem é ou não válida; é ou não justa...
     
2. Criaram - pasmem! - até o Dia do Consumidor, festejado a cada 15 de março.
Ora, meu distinto leitor, o dia do consumidor é todo dia. Se é para lembrá-lo, que se crie o dia do Procon, homenageando o órgão que se esforça, bravamente, para evitar que o consumidor seja ferozmente consumido pela usura desenfreada de comerciantes inescrupulosos.
     
3. A verdade nua e crua é que, hoje, tudo tem o seu dia; até o sono! Será que ainda vão criar o dia do gato? da galinha? o dia do cachorro?
     
4. O Dia da poesia, comemorado no dia 14 de março, chamo, por conta própria, de o Dia da ternura.
     
5. Quando cheguei em Salvador, meados do século passado, duas pessoas me encantavam, já nos meus primeiros dias de Bahia.
     
6. Conhecia-os, o primeiro, através dos seus escritos eruditos, e o segundo, através de sua poesia amorosa e  destemida. Lia-os diariamente. Estava na terra de Ruy Barbosa e Antônio de Castro Alves. Que prazer!
     
7. Fui logo ao Campo Santo conhecer o túmulo do poeta dos escravos; e, no Forum, que tem o seu nome, visitei o mausoléu da Águia de Haia.
     
8. Alimentando o romantismo que sempre me persegiu, levava horas lendo e relendo os versos de Castro Alves.
     
9. Entusiasmavam-me dois dos seus grandes amores:  a atriz Eugênia Infante Câmara e a "encantadora" Idalina, na cronologia amorosa do poeta "a primeira mulher que se entregou completamente à sua força sedutora".
     
10. Na companhia da sua Idalina, Castro Alves "escrevia canções brincando, que ela solfejava, rindo, bem junto dele, envolvendo-o em harmonia e carícia."
     
11. Archimimo Ornelas, um de seus biógrafos, sobre Idalina, escreveu: "Ela amou certamente aquele poeta generoso, que lhe oferecia um mundo novo e sobretudo, fazia-a acreditar na beleza da vida."
     
12. Depois de Idalina, a irrequieta Eugênia Câmara. Ele também a amou intensamente. 
     Sobre o amor do poeta baiano por essa atriz culta e de origem portuguesa, poderia escrever mil laudas, e ainda teria muito a  dizer. O espaço é curto. 
     
13. Satisfaço-me, embora considere muito pouco, transcrevendo estes versos saídos do seu coração do vate baiano para a sua amante: 
     -"E à noite no mesmo leito/ Reclinada no meu peito/ Hei de ouvir os cantos teus.../Por cada estrofe bonita/ Do teu seios que palpita,/ Terás cem beijos...por Deus."
     
14. Tendes, caro leitor, aqui, uma modesta  crônica com a  finalidade de homenagear, no seu dia, a Poesia,comemorado no dia 14 de março, aniversário de nascimento do poeta que, certa feita, disse para sua amada: "Ó, diz-me, diz-me, que ainda posso um dia/ De teus lábios beber o mel dos céus;/ Que eu te direi, mulher dos meus amores: Amar-te ainda é melhor do que ser Deus."
     
15. Como gosto dos versos do poeta de "Navio Negreiro" e de "Vozes d'Africa"!!!!!
     Hoje, mais do que nunca, precisamos, no nosso dia a dia, de mais poesia. Que ela seja vivida e recitada a todo momento. 
     O mundo ficará melhor... Podes crer!
     
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 15/03/2012
Reeditado em 24/09/2019
Código do texto: T3556505
Classificação de conteúdo: seguro