Bem a tempo

Quando verão discretamente despede-se, sento-me a apreciar meu singelo jardim , urbaníssimo, no décimo terceiro andar. Usufruindo de amenidades é possível ver a abóboda celeste cravejada de estrelas, visto que estamos em época de lua tardia, mínima que se apresenta como delicada fatia de melçao.

Urge que atente,pois bem à tempo,meu único exemplar de Lírio-Beladona( Amarylis belladona) de cor rosa, encheu-se de botões quase lilás . Na medida que se abrirem ao sol, nas próximas manhãs, tranformados e perfumados estarão em flores de tons mais claros da cor do amor. Esta planta de origem africana provavelmente da Ilha da Madeira ou do Cabo. Sobre ela soube que aos Países europeus chegou através dos portugueses. Caso for também nativa em solo pobre de nosso país não sei, talvez migraram com as aves ou teriam vindo à bordo das Caravelas, quem sabe...

No início de março época de sua floração, comentei com minha mãe; - meus Lírios ainda não floresceram...Ela não me deu ouvidos, todavia continuei apreensiva quanto aos meus cuidados para com esta espécie a mim tão cara juntamente com as várias espécies de Jasmins.

Bem a seu tempo a segunda feira fenesce assim como a estação, gerando a terça feira e o outono, embora encontrem-se amamentado pelo verão já mostram em sua face além do hálito freco o rosado das paineiras e uma dose de tranquilidade a esta que vos escreve. Sim tranquilidade por ter sido capaz de não regar demasiadamente a Dama desnuda e a ela for possível dar-se em cor. Esta flor possui diversas denominações ntre as quais a de Dama desnuda devido à suas flores despontarem sobre longos caules despidos de folhagem.

Os meses transcorrerão pelos dedos dos belos poentes. Creio estes dar-me-ão também ouvidos amadurecidos além de saborosos frutos, diversidade de cores a ornar as copas das árvores, arbustos, jardins e o chão que atapetado de folhagem e flores, magicamente tornar-se-á espelho destas. Haverá galhos desfolhados por entre os quais insetos e pássaros assentar-se-ão em busca de alimento e formarão abrigos. Desejo que ouçam então, também meus sussurros agradecidos ao caminhar sob o espetacular anil de abril, meados de maio e finais de junho...Prestarei atenção, quase em louvor à partitura de sinuosos contrastes sonoros em preparação ao terceiro movimento da sinfonia anual...

Ao orvalho desta luminosa época de transição entrego-me; crisálida notívaga pronta às delicadas, por vezes nem tanto, sucessivas transformações pois que para tudo há ainda tempo.

Nota -Entre os nomes comuns da espécie Lírio-Beladona( Amarylis belladona) incluem "belladonna Lily ', em' Jersey Lily" no Reino Unido, como "St. Rosalina ', na Sicília, ou' St. Rosa 'ou O lírio Madonna na Itália, e às vezes em Portugal como "Meninas do Pará Escola", traduzindo para "meninas indo para a escola", como eles florescem no começo do ano letivo (setembro), quando meninas em uniformes cor de rosa começar a frequentar aulas. O nome de Português 'bordão de São José', é uma referência a uma visão mística do século 20 por Maria Valtorta onde ela relata que José foi escolhido para ser o esposo da Virgem por causa de flores rosas que milagrosamente brotavam de sua equipe seco.

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 21/03/2012
Reeditado em 22/03/2012
Código do texto: T3566455