DOCUMENTÁRIO "RAUL, O INÍCIO, O FIM E O MEIO"

Chegou finalmente às telas dos cinemas Raul - O Início, o Fim e o Meio, de Walter Carvalho. No longa, o maluco beleza Raul Seixas (1945- 1989), considerado até hoje o mito fundador do rock nacional, é retratado num esforço biográfico de fôlego que desencavou imagens inéditas de diversos arquivos e reuniu entrevistas em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e no Exterior (Suíça e Estados Unidos), reunindo ex-mulheres, filhos, amigos de infância, músicos, profissionais da área musical e parceiros, como Paulo Coelho e Marcelo Nova.

No início do filme, um sósia de Raul desliza por uma autoestrada com uma motocicleta. As cenas são contrapostas a imagens do filme Sem Destino, ícone da contracultura e essência do road movie. “O Raul é resultado da contracultura e Easy Rider é um expoente da contracultura. Então é tive a ideia de misturar o deserto da Califórnia, onde é rodado o filme, e misturar com o sertão da Bahia com a imagem de um motoqueiro que poderia ser o Raul”, disse Walter Carvalho em entrevista ao Cineclick.

Mesmo enfrentando dificuldade para contatar os entrevistados e convencê-los a dar depoimentos para o filme, Carvalho reuniu mais de 200 horas de arquivo que revela um Raul pela ótica daqueles que conviveram com ele. O diretor ressaltou, no entanto, que seu objetivo nunca foi decifrar o mito. “Ao começar, minha única intenção era conhecer Raul Seixas. Acho que um mito como Raul não tem explicação e nem deve ter. Se tivesse explicação não seria mito. Ele está no inconsciente das pessoas”.
Mesmo 20 anos após sua morte, Raul Seixas é um dos artistas que mais vendem discos no País, cerca de 300 mil cópias ao ano. O filme não é condescendente: as cenas que mostram seus últimos shows, já decadente, são dolorosas, mas necessárias. Raul - O Início, o Fim e o Meio não é um documento definitivo, ainda bem. Haverá sempre uma parte inédita do maluco beleza a ser revelada, afinal, estamos falando de um mito que contaminou gerações com seu toque libertário que mudou a face da música brasileira.

***


*Fonte: http://www.cineclick.com.br/noticia/carregar/titulo/raul-o-in-cio-o-fim-e-o-meio-walter-carvalho-fala-de-document-r

*

*PS:Curiosamente, o humorista Chico Anysio foi o primeiro a ser entrevistado para o documentário, e morreu justamente no dia 23 /03/12, o dia em que o filme estreou nos cinemas.