Ronaldinho Gaúcho X Grêmio

Meus caros 23 leitores fiéis e demais de quando dá, digo-lhes que esses brasileiros do Sul, especificamente os gaúchos, são uns caras engraçados. Eles são os mais parecidos com a gente, os groenlandinenses de Charky City.

Lá eles tem dois times: ou azul do Grêmio ou vermelho do Inter. Aqui nós temos só o Charkycityense Futebol Clube, que é um time tipo Íbis...

Mas lá os dois já foram campeões mundias há tempos, feito que só agora, na quarta-feira passada, depois de mais de 100 anos, o Corinthians conseguiu ser (alguns brasileiros dizem que esse fato confirma o fim do mundo para 2012!).

E é de lá que surgiu um gremista dentuço de nome Ronaldinho que foi o único jogador gaúcho a ser considerado o melhor de mundo pela Fifa, em duas ocasiões.

Seu pai era funcionário do Grêmio, seu irmão mais velho foi jogador do time, mas quando Ronaldo saiu aos 20 anos do clube a coisa ficou meio azeda, pois os gremistas dizem que ele sacaneou o Grêmio. Não bastasse isso, ano passado preteriu voltar ao Grêmio para jogar no Flamengo. A mágoa, então, virou ódio!

Agora ele saiu do Flamengo e foi para o Atlético Mineiro, que foi jogar contra o Grêmio domingo passado na cidade de Porto Alegre, onde Ronaldinho nasceu.

Ano passado, pelo Flamengo, na mesma cidade, Ronaldinho foi sonoramente vaiado e avacalhado o tempo inteiro. Normal né, faz parte do futebol, ainda mais num caso desses.

Só que no jogo de domingo passado uns panacas da torcida do Grêmio colocaram uma faixa chamando de prostituta a mãe do jogador. Segundo consta, o juiz da partida mandou retirar a mesma, talvez num gesto de solidariedade por ter de igualmente ouvir ofensas a sua genitora em todo o jogo que apita.

Só que ninguém diz o nome da mãe do juiz quando ofende ela. No caso do Ronaldinho tava lá o nome da mãe dele, literalmente.

Profundamente lamentável isso. Mesmo que a raiva da torcida gremista chegue ao ponto de preferir ficar vaiando Ronaldinho em vez de saudar a entrada do seu time em campo (isso aconteceu, acreditem, foi estranho de se ver, eu particularmente nunca tinha visto), a ofensa nominal a mãe do jogador transcendeu inadmissivelmente a linha da civilidade.

Não senhores torcedores, não pode tudo, não vale tudo, é futebol mas tem de haver o respeito para com as pessoas. Uma senhora, mãe de dois ex-jogadores do clube, esposa de um ex-funcionário do clube, deve ter preservada e respeitada sua integridade moral.

Os problemas na seara futebolística com o ex-jogador devem e podem ser extravasados dentro dos limites aceitáveis e próprios, não assim.

Podem até se portar como a mulher traída e abandonada que vive sempre falando mal do ex-marido por aí, mas meter a sogra no meio, faltando com o respeito com a mesma, daí não.

Creio que a torcida gremista está se apequenando ao agir assim e apequenando o Grêmio, um grande clube glorioso que é muito maior que tudo isso.

Dá-lhe Grêmio!

Mas não assim...

----- * -----

Era isso pessoal

Como esse é o meu 50º texto publicado no RL,

publico agora de madrugada, em vez de fazê-lo

no final da tarde, como sempre.

Até sexta-que vem!

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 06/07/2012
Reeditado em 06/07/2012
Código do texto: T3762891
Classificação de conteúdo: seguro