O PASSADO NÃO RECONHECE O SEU LUGAR (Não poderíamos conhecer o que nos acontecerá no futuro, a não ser pelas experiências do passado!)

Desejaram-me um feliz ano novo, mas como posso, se a carga do velho ainda é uma carga de boas recordações que vão perdurará para a eternidade, e continuará sendo sempre o melhor? Que todos pensamentos e todos sentimentos, agora sejam das boas lembranças do que passou. Tenho uma feliz lembrança após a outra; só assim amenizará as algozes interrogações do presente momento: o novo!

Há evidência de que tenho necessidade do cuidado e do amor de Deus em dose dupla, a cada instante vindouro, ela é expressa na desestruturação causada pela já prevista demissão no caminho deste comissionado. O meu olhar calejado demora-se sobre um vácuo, ou melhor, num vazio e num horizonte novo e incerto, onde tudo me faz desejar a situação anterior. Como diz o outro: "eu era feliz e não sabia". Ouço sobre maldição, sobre a pobreza que tem sido provida tão abundantemente para dificultar nossa sobrevivência neste mundo e me pergunto: em que consiste a minha parte na grande trama da política do desemprego? É que, ainda, contudo, desejaram-me um feliz amanhã! Eu também como peregrino, como estrangeiro em busca da estabilidade, trago-lhes a alegria do ano passado, e digo-lhes que busquem razões para praticar bons princípios inabaláveis e depois me esquecerem se puder. Considerando as provisões feitas por nós, e falando sobre os benditos momentos passados, não nos esqueçamos também dos novos aborrecimentos e aflições desta vida que se repetirão. Nesse partircular, parecemos respirar a mesma atmosfera deste último dia do ano: o melhor, porque ainda nos resta este que finda agora!

Não poderíamos conhecer o que nos acontecerá no futuro, a não ser pelas experiências do passado, pois é somente por elas que sabemos o que está preparado como uma colheita infalível. Como as flores, na sábia disposição de Deus, estão constantemente extraindo as propriedades do solo rico de restos mortais, assim é conosco. Extraímos das vivências passadas toda a paz, conforto e esperança que desenvolverão em nós os frutos da alegria e da fé. Ao trazer essas cicatrizes à nossa vida presente, sempre as comunicamos à vida dos outros, por isso, também, desejo-lhes um feliz presente. Devo me aquietar esperando do novo, desconhecido, uma melhor saída das tribulações? Que preciosas lições de otimismo vocês têm para me ensinar? Outra coisa que temos em comum: confiamos serenamente em Deus e O louvamos por nos ter dado tais revelações de sua vontade e propósitos, para que prossigamos nesta vida com segurança, apesar do desemprego.

Encaminhamento de percepção

1-Devemos nos aquietar esperando do ano novo uma melhor saída das tribulações presentes?

2-Que preciosas lições de otimismo você tem para ensinar sem se fundamentar no passado?

3- Se você fosse saudado no Réveillon com um “feliz ano velho” como se sentiria?

4- O que o texto revela sobre as implicações da transição do poder político municipal, considerando a passagem de uma “gestão velha” para uma “gestão nova”?

5- Justifique o título com a situação dos que receberam por presente de ano novo a isolação, o afastamento e o desemprego?

7- Faça uma ilustração para a crônica que acabou de ler.