Calendário 2012 e suas curiosidades numéricas

Meus caros 23 féis leitores, como prometi na semana passada, estou aqui pra falar do Calendário 2012. Não pude ontem, na sexta, mas apenas e excepcionalmente hoje, sábado. Ah, a propósito: dia lindo aqui hoje em Charky City. O frio deu um banda e o sol resolveu dar as caras.

Na sexta-feira passada, 13, não deu pra perder a oportunidade de falar do Dia Mundial do Rock, e daí deixei pra hoje essa crônica sobre o Calendário de 2012, que desde o dia 13 de abril estava prometida.

Tudo começou com o meu sogro, Rhaymundo Nonathow, pai da Louise, que é pescador mas não é mentiroso. Ele disse, referindo-se ao dia 31 de dezembro de 2011:

- Vocês viram como o último dia do ano cai num sábado? E que sábado vai ser o último dia da semana, último dia do mês e último dia do ano? E que tal coincidência não acontece sempre?

Uma enciclopédia o seu Rhaymundo, não é mesmo?

Fiquei com isso repercutindo na minha cabeça e, quando fiz a primeira das crônicas sobre a Sexta-feira 13, em janeiro, dei-me conta do potencial literário dos números do calendário. Em abril, ao fazer outra crônica sobre Sexta-feira 13, defini para a Sexta 13 de julho essa crônica. E aqui estou.

Buenas, em primeiro lugar, o óbvio: tivemos Sexta-feira 13 nos meses de janeiro, abril e julho nesse ano. E, como sexta é dia de crônica desse Bacamarte aqui no RL, nós falamos desse assunto três vezes, pois o bom cronista está sempre ligado aos fatos marcantes do cotidiano, e uma Sexta-feira 13 é sempre uma Sexta-feira 13, sempre é assunto que se atualiza, sempre tem uma lorota nova pra contar nesse dia.

Depois peguei o 23, o nosso número, e pesquisei: quantas sextas 23 teremos em 2012? Duas, uma em março, onde eu já fiz a crônica aqui no RO "23, a Crônica" que pode ser conferida no link http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3572024. A outra será em novembro, e claro que eu já tenho nova crônica pra esse dia, versando sobre o nosso número, mesclando com um assunto interessante que estiver em pauta no momento.

Daí eu pensei: e terça 23, que tem tudo a ver, quantas vão ter? Olhei, olhei e olhei no calendário e vi que só uma, em outubro. Esse dia terá uma crônica extra desse Bacamarte em 2012!!! Terça-feira 23, única e exclusiva em 2012!

E depois uma conclusão óbvia: se teremos somente uma terça 23, significa que termos apenas uma seg 22, uma qua 24, uma qui 25 e uma sex 26 também, todas na mesma semana de outubro!!!

Interessante isso, né? Farei a crônica do dia 26 de outubro sobre isso também.

E então, na minha sanha investigativa numérica, pensei em ver as terças 13, quantas teríamos? Duas, em março e novembro. E, também em decorrência disso, só duas seg 12, qua 14, qui 15 e sex 16, igualmente em março e novembro.

Mas sobre isso eu não vou fazer crônica, não se preocupem.

Próximo passo? Adivinharam? Claro, ver a segunda 2, terça 3, quarta 4, quinta 5 e sexta 6! Tivemos essa coincidência no calendário nos meses de janeiro, abril e julho. Eu deixei passar batido isso só para falar hoje, pra dizer que esse fato sempre se repete anualmente em todo mês que tem Sexta-feira 13. Mês que tiver Sexta-feira 13, tem segunda-feira 2, terça-feira 3...

Era isso pessoal, fica a promessa das crônicas numéricas pra 23 e 26 de outubro e para 23 de novembro.

Até a próxima sexta, final da tarde, com uma nova crônica.

Bom fim de semana para todos.