A vinda de Kairós...

Deitada no ladrilho vermelho passa as mãos na cocha direita. O que!? Não sabe bem ao certo, o que sente!? _ Seus cabelos vermelhos estão embaraçados. Vou penteá-los para tirar os nós _ À voz da madrasta penteando seus cabelos com força, a intimida...

A frieza do chão contrasta com o calor da meia de lã de carneiro, presente da sua tia Viridiana _ Lidia, você precisa deixar minha sobrinha passar as férias lá na fazenda. Venho buscá-la na época de tosquiar as ovelhas. Verão! Lã enrolada maltrata o animal, então, amarramos suas pernas e a deitamos de pernas para o ar e passamos a máquina. Elas agradecem a tosquia... o calor as sufoca. Eu a ouvia feliz da vida esperando o tempo passar rápido para ajudá-la na tosquia e ficar longe da minha madrasta.

A pista esburacada não impede o biplano de decolar_ Sensacional! Atenção... à mulher não esta amarrada... ela está de cabeça para baixo... o vento empurra o seu vestido vermelho e cobre o seu rosto _ Cuidado ... vai cair... não quero mais olhar.

Mãos por sobre os olhos. Meu pai me tranqüiliza_ Filha, ela é acrobata, olha o seu namorado está saindo do avião, também! Eles ganham a vida, perigosamente!_ Três biplanos das cores; vermelho, azul e amarelo passam por nossas cabeças levando mais acrobatas. Fumaça... Homens e mulheres se posicionam nas asas dos aviões... abrem os braços, acrobacias de tirar o fôlego das pessoas.

O calor sobe pelas pernas, incomoda... a umidade gera um desconforto. Cheiro de urina. O abraço do seu pai a apavora _Não vai doer nada, filhinha. Acredite no seu pai_ A boca aberta, premia a vontade de sair correndo daquele lugar. O olhar do seu pai a intimida. Fica ali, parada! Estática!_Abra a boca, vamos... abra!_ Muito sangue! Enfim, o dente é extraído!

A perna não tem movimento... o ladrilho frio paralisa os nervos... Dor!

O fotografo não aparece. Tinha esquecido que marcara a foto do casamento _O cabelo esta semelhante ao do dia da cerimônia, o vestido é o mesmo, segure essas flores. _ Espoca o flash. O homem sorri. Imagem perpetuada._ Como você pode faltar no dia? A foto não representa a imagem daquele dia..._ O fotografo faz careta. Tempo cronológico modificado por ele. Imagem deteriorada! 29 de Dezembro de 1946 é a data. A foto veio depois... 30 dias depois do sim!

Preciso limpar aquele azulejo perto do teto, a gordura o deixa mais escuro. Preciso pegar a escada... ai... essa perna me incomoda.

O professor fala do tempo... Kairós simboliza o tempo em potencial, o tempo eterno, o tempo que você se dá para vivenciar melhor a vida. _Viva o momento, faça silêncio interior e você vai conhecer a plenitude._ A aula mais esperada por todos da Faculdade da Terceira Idade, sem dúvida, é esta que nos sinaliza as potencialidades do nosso “Eu”. Sala repleta de alunos de cabelos brancos...interessados!

Minha perna... dói! Barulho de sirene... será que algum avião caiu? Aquele biplano soltava uma fumaça meio que enegrecida... _Mãe... o que lhe aconteceu!? Há...!?, quanto tempo esta caída no chão da cozinha?! Eu não a escutei... perdoa minha mãe... Não se assuste tudo vai acabar bem. Estamos indo ao pronto atendimento. A senhora caiu na cozinha e ficou desacordada!

O branco incomoda. No canto da parede uma nódoa esverdeada mostra falta de limpeza. A sala de cirurgia precisa ser esterilizada, doutor! O mofo me assusta. tenho medo de infecção!

Khronos e kairos misturam-se no seu inconsciente!