NOSSAS EMOÇÕES

Em nossos relacionamentos é comum nos frustrarmos com as pessoas. Geralmente as pessoas que mais amamos são que mais nos machucam. Perdoar é o melhor remédio. Fácil, na verdade não é, mas se não perdoarmos os outros e a nós mesmos sofreremos a angústia do sentimento de culpa e ademais é bom saber que o perdão desobstrui a inteligência.
Durante a nossa vida jovem, vivemos em diversos labirintos: a família, a escola, os relacionamentos sociais. Na idade adulta continuamos enfrentando outros tipos de labirintos; A empresa, a universidade, concursos, reuniões, etc. Acontecem sucessos e fracassos porque por um lado vencemos e subimos no pódio, e por outro lado, somos vencidos pelo medo e outros riscos que enfrentamos para transformar nossos sonhos em realidade. Não importa, porém o tamanho do problema. O que importa é como ele está sendo interpretado, sentido e superado. Eles não podem ser transformados em monstros.
O nosso emocional precisa ser bem gerenciado ou administrado. Nunca deixar que o medo ou a insegurança lhe norteie. Eles roubam duas lindas pérolas da inteligência: A racionalidade e a tranqüilidade. Sábio não é aquele que não erra, mas quem aprende as lições de seus erros. Veja que a tranqüilidade é um colírio para os olhos. A intranqüilidade nos faz tropeçar. Ninguém é gigante, mas sempre aprendiz.
Os fenômenos complexos da mente são explicados pela inteligência multifocal, que investiga as áreas da inteligência humana, as relações consigo mesmo e com o mundo. Veja que curioso: Os registros na memória são automáticos e não são apagados ou deletados. Por isso é existem muitos lixos acumulados e sediados nas emoções: as mágoas, sentimentos de perdas, rejeições, e outros, que ficam lá produzindo efeitos nocivos.
Como já dissemos, eles não são deletados, podem sim ser reeditados, ou seja, se você conhece a si mesmo, com certeza não ficará a ver os raios e ouvindo trovões, mas verá a chuva e a oportunidade de cultivar algo. Em outras palavras, você não acomodará com aquilo que já aconteceu. O reeditar significa trabalhar a questão, não deixando que ela lhe prejudique. A superação dos problemas é o desafio de cada momento.