Relógio

Forte! Estrutura firme... a cidade foi crescendo ao redor da Catedral. O prédio foi construído ao lado da torre do relógio, todos o admiram pela ousadia dos traços um belo exemplar da arquitetura moderna... Com o passar dos anos virou um elefante branco, ali naquele lugar! Mal conservado suas linhas foram ganhando marcas arrasadoras feitas pelo tempo.

Alguns dos seus moradores conheceram o seu apogeu e vivem sua derrocada. Frederico nasceu e mora no sexto andar ao lado do “Relógio da Catedral”. Amante da História e da Geografia pensa nele como; o “Big Ben” caipira. E, se emociona com suas badaladas!

História marcada pelo tocar das badaladas, tal qual, o do famoso relógio inglês. Meia noite... último suspiro do seu pai. Sua mãe chorando ao lado da cama do finado. “Oh! Rubens, você me deixou com os quatro pequenos. O que vou fazer? Casei e não terminei a faculdade... não tenho profissão... o que vou fazer?”

“Formatura! Baile! Meia noite”! As badaladas informam: ”Hora de dançar a valsa com seus padrinhos e madrinhas, formandos da turma de 86”. Frederico de terno escuro dança com sua mãe conhecida costureira da cidade.

Meia noite! Aeroporto! Suspiros e lágrimas. Excelentes notas levaram a escolha de Frederico para uma especialização junto aos pesquisadores do Oxford Latin Dictionary (OLD). O avião decola... pela janela ao largo, vê o seu apartamento ao lado do Relógio da Catedral. Emoção!

Lá embaixo, o Tamisa escorre suas águas pelo território londrino. Meia Noite! Big Ben o recebe badalando, com suas treze toneladas, instalado no Palácio de Westminster. Pensa na sua mãe e toda a sua dedicação aos filhos.

Um ano se passa! Londres em festa... 60 anos do reinado da rainha Elizabeteh II, a Torre do Big Ben foi renomeada para "Elizabeth Tower”. Frederico caminha pela Trafalgar Square e avista o relógio. “Vou batizar o nosso relógio: “Torre da Conceição”. Lágrimas! Saudades da sua mãe e dos seus irmãos. Saudades de acordar com o badalar do sino da Catedral da sua bela cidade no interior paulista!