Solidão em tempos de falência da reflexão

Realmente, falta maturidade a muita gente.

A internet deveria ser um instrumento de transmissão de conhecimento. Um local privilegiado de pesquisa, de (in)formação, de fórum de discussão e de debate intelectualizado - inclusive a partir de um olhar crítico sobre a própria realidade em que se vive.

Entretanto, como exigir isso em pleno bloco histórico pós-moderno?

Às vezes - confesso -, me sinto quase que sozinho, ao pensar desta forma. Percebo estar indo à contramão das "normas" e "hábitos" sociais. Hábitos de pessoas - inclusive pessoas queridas e amigas - que se diminuem, ao usar de forma apequenada a internet para espaços prosaicos, fúteis; de "macartização" da vida privada de terceiros - ainda que tais escritos virtuais sejam autênticos ou apócrifos; genuínos ou manipuláveis ao sabor do tempo e da opinião alheia.

Perdeu-se praticamente na sociedade do século XXI o senso crítico, de opinião, de pensamento e de razoabilidade.

E o pior que eu vivo no meio desta sociedade.

Tento fugir deste medianeiro de mediocridade, mas por mais que eu tente evitar, a sensação que tenho é que os respingos dela tentam me atingir, por mais que eu tente pensar, analisar - ou, talvez, na tarefa mais árdua e ingrime, que é, ao menos, tentar ajudar aos demais refletirem de forma crítica.

Mas o reflexo de uma sociedade extremamente individualista e atomizada ao extremo, em pleno mundo virtual (dos correios eletrônicos, das redes sociais e dos "MSN's" da vida), resulta na formação de um ser humano limitado, pequeno e acostumado aos assuntos mais simplórios. Um ser humano acrítico, que não é forçado a pensar. Um ser humano condicionado às opiniões alheias de um O GLOBO, uma VEJA, um Estadão ou Zero Hora, sem levar em conta as idiossincrasias contidas nestes impressos e a linha político-ideológica de quem os gerem.

Enfim... um conjunto de cidadãos onde temos que, pacientemente - mesmo entre tantas incompreensões e vicissitudes da vida -, ajudá-los a pensar, como gostaríamos que os mesmos fossem à medida da nossa singela vivência.

Entre um mar de futilidades e de ignorância, uma gota de esperança.

Ainda é possível. Basta crer!

Agora, como fazer valer, em tempos extremamente hostis?

Wendel Pinheiro
Enviado por Wendel Pinheiro em 14/10/2012
Código do texto: T3931553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.