República

Forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. Essa forma de compreender a república não é bem o que acontece no local. Moradia de estudantes... longe dos pais... livre, leves e soltos, diria que até demais!

Interior de São Paulo, a cidade é conhecida por suas universidades, e, como, consequência, as repúblicas de estudantes, estão por toda a parte. Na casa de amplo terraço uma placa informa: “Um ano vale por 100”

Jogo de baralho nos tempos livres. “Truco!” Entre um carteado, e outro, os estudantes conversam sobre o tio do Pingão. “O sortudo ganhou uma bolada na loteria...” Nisto, Mortadela fala para a empregada Maria. “Maria, se eu ganhar na loteria, você não vai mais andar!” Maria toda sorriso. “Nossa! Você vai me dar um carro, nem acredito, Mortadela!?” O veterano olha para a bicharada... pisca o olho esquerdo... “Não! Maria eu vou mandar cortar as suas pernas!”

Você julgou macabra a brincadeira!?

Detergente está se adaptando a república... bicho! Ainda é um plebeu por lá, não recebeu ainda o visto como: permanente. Gosta de tudo limpo e ordeiro, aquisição importante para a casa. Futuro agricolão chega da faculdade, com os tênis sujos de terra roxa. Lavou! Colocou o par para secar na janela do seu quarto. Festa na república, ou melhor, aprontadas... cada morador ao passar por ali, despejava meio copo de água no interior do tênis. “Ué! Meu tênis não seca!?”

Você não gostou da brincadeira!?

Empregada nova na república... Nova!? Já na casa dos setenta anos, Rita é uma boa cozinheira... mas, fala muito... pelos cotovelos. Dentadura nova não fixa na boca. Segunda-feira na hora de servir o Gambá, naquele, fala num fala..., disque me disque, a dentadura salta da sua boca como, perereca para o prato do estudante.

Gambá resolve dar uma mãozinha para Rita e a sua dentadura. Tubo de plástico nas mãos! “Rita trouxe algo que vai colar a sua dentadura para sempre! Tire a dentadura!” Gambá coloca um liquido incolor e viscoso na dentadura da cozinheira. “Segure firme!”

Dia seguinte, os estudantes percebem Rita apática, sem falar. “O que acontece!?” Rita não consegue abrir a boca. Colada! Ela aponta Gambá.

“Dei um jeito no molejo da dentadura usei a super cola.”

Desta vez, eles, também não gostaram da brincadeira... Gambá foi expulso da república, antes, teve que pagar um bom dentista para Rita.

Ana Marly de Oliveira Jacobino
Enviado por Ana Marly de Oliveira Jacobino em 24/10/2012
Código do texto: T3948932
Classificação de conteúdo: seguro