Fatos inusitados

Século XXI... tempos de comida rápida, a tal da fast food, sanduíches, pizzas, pastéis,... consistem a alimentação da maioria dos homens. Muitos comem andando, ou, em posições incomodas para matar a fome e continuar o trabalho. Estressante!

Atualíssimo, o forno de micro-ondas é a pedida para um descongelamento rápido, já que, as pessoas costumam comprar porções de comida pronta e congelada nos supermercados, e, afins. Alimento rápido na mesa de quem não pode perder tempo!

Na contramão da história, Tadeu constrói um fogão a lenha na cozinha da chácara, onde costuma passar os momentos de lazer junto a família. Bom gourmet sabe apreciar bons pratos.

Tia Rebeca aparece na sua casa para uma visita. Solteira convicta! Cozinheira de forno e fogão! Sabe fazer pratos apreciadíssimos pelos familiares. Conversa vai, conversa vem... à fala recai no recém construído fogão a lenha.

“Maravilha! Tadeu qualquer dia desses vou até lá fazer uns quitutes para vocês.”

Corre-corre... interminável da vida moderna, tempo voa no calendário. Tadeu vai buscar tia Rebeca para inaugurar o dito, ou será, o benedito, agora, quase alcançando à maioridade dos fogões a lenha. Ida ao supermercado para as compras pela manhã, e, lá vai a família Rodrigues para o dia da inauguração.

“Vou fazer um tutu a mineira com todos os acompanhamentos. Sobremesa!? Canjica com paçoca, curau... vou aproveitar o forno para assar uma cufa. Água na boca!

Tudo muito lindo! Limpeza costumeira. Hora de acender o fogo. Lenha colocada no túnel abaixo da chapa. Olhares curiosos! Fósforo aceso.

“Abortar... abortar!”

“Abortar!? O que é isto Beatriz!”

“Papai, olha um ninho!”

Um casal de rolinhas arrulhava no ninho feito na chaminé. “Que lugar para construir o ninho?!” A comida foi feita no fogão a gás.

Ninhada bateu asas e voou. Feriado Nacional. “Hoje vamos inaugurar, finalmente!”

Crepitar do fogo. Tudo funcionando a mil maravilhas.

Criccricgruuimcricgruuim...

Um grito de terror assusta a todos. De repente, uma raposa saiu correndo do interior do fogão com o rabo pegando fogo.

Preocupação! Susto! Terror!

“Não se preocupem.” Continua, tia Rebeca. “Com essa chuva o fogo do rabo vai apagar... O mato esta úmido não vai pegar fogo.”

A voz da tia Rebeca soa feliz cortando uma cebola!