Cubatão- Memórias - Dos mangues aos bananais - Cap. III

A televisão e a influência do avião em sua imagem:

Foi numa tarde de sábado. Umas buzinadas e o nosso cão começou a latir. Era o furgão da Eletroradiobrás. Finalmente chegava o nosso tão esperado aparelho de TV. Era o ano de 1960.

Uma Philco Predicta de 21” ( 21 Polegadas, totalmente valvulada) seu móvel impecável em jacarandá, parecia ter um cheiro de chocolate.

A televisão no Brasil era recém-inaugurada e poucas emissoras tinham retransmissores.Aliás, existiam poucas emissoras naquele período, a saber: TV Tupy Canal 4***TV Record Canal 7***TV Excelsior Canal 9 e TV Paulista Canal 5--todas elas em SP. Mesmo assim, com seus retransmissores, a imagem era às vezes, precária, sofrível. Embora a nossa Predicta, apresentasse um desenho bem futurista para a época; com cinescópio giratório, independente do móvel e outras novidades, isso não impedia que sua imagem também fosse ruim.

Foto de um aparelho de TV. Predicta da Philco, dos anos 1959. ( Imagem internet )

Como Cubatão se localiza em rota de aeronaves, ocorria o fenômeno que eu batizei de: F.S.C.D (Fenômeno Satélite de Curta Duração)

Com a aproximação de um avião grande, talvez um Electra da Varig, sobre a nossa região, a imagem da nossa TV ia aos poucos se depurando até ficar limpa como um espelho, e isso era motivo de alegria pra nós. Porém, esse fenômeno durava uns trinta segundos, voltando tudo como dantes, até a passagem de outra aeronave. É claro que já existia o bom bril, e o bom bril na antena, ajudava um pouco. É evidente também que com o avanço tecnológico, as coisas com o tempo foram melhorando, e o efeito (f.s.c.d) foi aos pouco ficando obsoleto.

Um detalhe: Lá no início da TV. No Brasil, as emissoras, por falta de programação, ficavam no ar por pouco tempo. Abriam na tarde e era raro uma que passasse da meia noite. Antes de abrirem, elas mostravam a imagem teste padrão de ajuste chamado “Cabeça de índio”. Acompanhada dessa imagem, tocavam uma seleção musical, que pode se dizer, era de bom gosto, pelo menos para mim. Nós ficávamos a ouvi-las, é claro, enquanto aguardávamos ansiosos a abertura do canal. Aprox. início do ano de 1960.

José Alberto Lopes.

José Alberto Lopes
Enviado por José Alberto Lopes em 22/11/2012
Reeditado em 05/08/2014
Código do texto: T3999414
Classificação de conteúdo: seguro