A SEMENTE

A SEMENTE

Estacionei em reflexões e divaguei em pensamentos.

Muitas vezes medimos as pessoas pelas ações que apresentam. Na maior parte das vezes pelo volume das ações que praticam, não importando a qualidade nelas contidas. A quantidade é quase sempre o indicador mais analisado e apreciado quando se trata de avaliação. Quantas perguntas você respondeu? Quantas jogadas resultaram em chutes a gol? Quantas páginas tem o livro que você escreveu? Todas são perguntas que servem para medir o potencial quantitativo das pessoas. Quase nunca se pergunta: Das suas respostas quais estavam corretas? Dos chutes à gol, quais foram convertidos? O conteúdo do livro carrega uma mensagem positiva? Estas seriam perguntas que mediriam a qualidade das ações praticadas e serviriam para avaliar a real potencialidade de cada um dos avaliados.

No momento que estou pensativo voltado a esta reflexão chegou em minha mesa o sanduiche que havia pedido para o meu lanche. Comecei a saboreá-lo e para minha agradável surpresa percebi que o pão estava carregado de sementes de gergelim. Suas propriedades fortalecem nosso sistema digestivo, é elemento emagrecedor, auxilia na digestão além de dar aos alimentos através da mastigação de suas fibras vivas e naturais, um sabor inigualável. Imediatamente, por analogia, associei a presença do gergelim ao que momentos antes estava divagando em meus pensamentos: Qualidade ou quantidade!

Uma pequenina semente de quase um milímetro de tamanho, sem expressão quantitativa, quando mastigada e degustada apresenta a qualidade de sabor e a essência de suas propriedades medicinais e terapêuticas confirmando desta forma que quantidade não é tão importante assim para a avaliação de qualquer ação ou resultado e sim a qualidade. É melhor construir poucas ações com qualidade do que amontoar quantidade imensa de coisas inúteis.

Quando leio as notícias sobre as estatísticas apresentadas pelo Governo Federal onde encontramos numerosas ações na área da saúde pública, fico imaginando qual a qualidade dos serviços ali enumerados e oferecidos à população. Na maior parte das vezes são simplesmente números. Estes dados friamente apresentados como grandiosos deveriam vir acompanhados de ações fraternas e pontuais para que a qualidade do atendimento apresentasse eficiência e eficácia efetivamente atendendo aos anseios dos que necessitam do Sistema Único de Saúde.

Não importa o tamanho e sim a qualidade. O exemplo está na pequenina semente de gergelim.