SINCERIDADE DESNECESSÁRIA (O bom aluno fica raro demais no sistemas paternalista.)

Eu já sabia que era um “péssimo” professor, pois eles me disseram isto, aqueles do terceiro ano do Ensino Médio de 2005, numa reunião de representantes de sala:

— "Você é péssimo porque é muito certinho, formal, nunca falta e fala difícil, é velho e feio, não nos traga mais jornal, queremos aquilo que cai nos vestibulares."

Na verdade, ensino a variedade padrão da língua portuguesa com metodologias diversificadas. O que outros mais prendados diriam se eu fosse avacalhado e descompromissado como requerem os moldados pelas novelas: Rebelde, Malhação, Carrocel e Caminho das índias; incluindo nesse lixão outros programas humorísticos caricaturizadores as salas de aula?! Compreendo por que alguns colegas disseram que eu não sei dar aula e tenho pouco a contribuir para unidade escolar. Pois, estou do outro lado. Mas, consigo entender perfeitamente o significado de ter salário para fazer o que é correto. Pelo menos ainda tenho consciência!

O aprendizado e a formalidade (disciplina), como experiência, são inseparáveis. Podemos separá-los pedagogicamente, mas na vida real da sala de aula, não se pode assimilar o conteúdo ensinado sem respeito e reflexão. Os grandes educadores, os quais também foram grandes alunos, mantiveram o devido equilíbrio entre o aprendizado e a disciplina.

Se eu não tiver quem me ouça, as páginas da história apregoarão que o aprendizado só acontece mediante grande esforço. E isso é sintetizado no cotidiano. só não sei aonde a escola pública quer chegar dando tudo, gratuitamente, para os alunos desvalorizadores das dádivas imerecidas. Nesse sentido, O bom aluno fica raro demais no sistemas paternalista. Como é difícil "criança criada por avó"!

Conforta-me saber; o mundo ensina, disciplina e corrige. É o mercado de trabalho, que não dar nada a ninguém, também nos habilita a obedecer. É o trabalho pagador de nossa penalidade. É a vida oportunidade de poder para alcançarmos a vitória sobre nossos erros. Oxalá meus ex-alunos, se fracassados, não me acusem de culpado porque não fui maioria, só lembrando: a maioria nem sempre está certa.

É porque me amo, acima de tudo, então aprendi a obedecer bem cedo na vida. Louvado seja o mundo por fazer o que a educação não consegue.

Não existe péssimo professor para o bom aluno. Antes de ser aluno seja humilde, pois antes de ser professor fui aluno humilde.