Bem-te-vi Atrevido

Na verdade, tomei esse título emprestado, da compositora Lina Pesce, que com certeza, presenciou certas peraltices, desse pássaro tão urbano e cheio de graça, para compor o célebre chorinho, que leva esse nome.

Tudo estava na mais perfeita urbanidade, tudo calmo como sempre no alto do conjunto de prédios da Rua Urbano.

Os arrulhos e as revoadas costumeiras dos pombos atestavam essa condição.

Porém, de repente, uma estranha movimentação se deu. Os pombos, que eram muitos, se agitavam em desnorteados voos.

A razão de tal acontecimento estava pousada numa antena de TV. Era um gavião de porte grande, já vezeiro por estas bandas todo meado de ano.

Mas, o incrível nessa história foi a atitude de um bem-te-vi, que pousado na mesma antena, parecia discutir ferrenhamente com a ave de rapina, que apenas o observava. Mas, o blá-blá-blá não durou muito. De súbito a enorme ave bateu sua rica plumagem alvinegra, mas a coisa não parou por aí. O tal gavião foi seguido pelo bem-te-vi, que de forma soberana e corajosa, pra não dizer; atrevida, o escorraçou pra bem longe dali.

SBC. 2009

Nota:

Nome científico: Pitangus sulphuratus

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Subordem: Tyranni

Família: Tyrannidae

Subfamília: Tyranninae

Distribuição: América do Sul, América Central e América do Norte.

Habitat: Campos e cidades

Nome comum: Bem-te-vi

José Alberto Lopes.

Abril de 2012

José Alberto Lopes
Enviado por José Alberto Lopes em 03/01/2013
Reeditado em 08/11/2023
Código do texto: T4065900
Classificação de conteúdo: seguro