VANDALISMO DE NOVO

Muitas são as pessoas que dizem que os assuntos relacionados a disciplina e a ordem, a educação e as atitudes corretas são massacrantes, enjoadas e conhecidas demais para que se fique falando repetitivamente em todos os momentos.

Até acreditamos que as pessoas sabem os procedimentos corretos que devem tomar diante do trato com a coisa pública, com a preservação ambiental, com a educação de nossa juventude e com o respeito cívico aos símbolos da pátria... coisas que realmente são massacrantes quando abordadas por quem se preocupa com isso.

“Para que preocupar-se com isso, tio? Eu faço certo mas tem dez que fazem errado e dizem que sou quadrado e cheio de frescuras”. Realmente a falta de consciência é maior que o conhecimento do certo e do errado que cada tem das coisas ao seu redor.

Pois então, vou ser massacrante novamente. Tenho usado as páginas do nosso Diário da Manhã, com a benevolência de seus Diretores em publicar-me, para falar sobre educação, disciplina, ordem e atitudes corretas. Critico as coisas erradas e acredito que o mundo seria melhor se tivéssemos mais coerência nas nossas atitudes diante do que achamos que conhecemos como certo.

A Praia do Laranjal recebeu há pouco mais de um mês um belo calçadão onde as pessoas podem fazer suas caminhadas em lugar seguro em contato com a beleza natural daquele lugar. Ouvi muitos comentários sobre o local, inclusive sendo classificado como obra de primeiro mundo.

Sabemos o quanto foi custoso realizar obras na nossa praia, desde os quinze quilômetros de esgotos que foram enterrados pelas ruas do Balneário, a Estação de tratamento de esgotos que está funcionando e garantindo a balneabilidade de suas águas, o próprio calçadão, o recentemente inaugurado chafariz com a escultura “Velas ao Vento” de Fernando Sparenberg, a iluminação e as ligações elétricas residenciais na barra do São Gonçalo, enfim obras que transformam para melhor o lugar e a vida das pessoas e que merecem ser preservadas, conservadas por todos para que todos desfrutem do conforto que elas oferecem.

Pois bem, noite dessas estava tomando ar no calçadão da Praia do Laranjal, belíssimo, quanto ouvi gritos estridentes, risadas e palavrões. Aquilo chamou minha atenção e com isso procurei tomar conhecimento do que estava acontecendo. Era um grupo de jovens, lógico que estes jovens eram bem diferentes da maioria que conheço. Estavam pulando sobre um dos bancos de concreto armado que ali fora instalado. Chegaram ao ponto de causar danos imensos ao mesmo, um dos integrantes deste grupo encontrava-se em cima de uma das lixeiras, quase a derrubando. Gritavam, desrespeitosamente, palavrões e emitiam risadas estridentes... coisas de filme de terror.

Caro leitor, vou deixar aqui mais uma vez as perguntas que tenho feito ao longo de dois anos nestas páginas:

Até quando teremos que conviver com delinquência impune em nossa cidade? Até quando teremos todos que pagam através de impostos para melhorar a cidade, e ver poucos destruindo aquilo que não ajudaram a construir?

A escultura do chafariz da praia está a mercê dos vândalos, só falta a delinquência entrar em ação.