O dia da escola

Hoje, dia 15 de março, é o dia da escola.

O significado original (do grego "skholê = descanso, lazer) se dava, uma vez que, na Grécia Antiga, nos idos do século V a IV a.C, os homens livres, não dados ao trabalho braçal - feitos em contrapartida por estrangeiros e escravos -, utilizavam-se do tempo livre para pensarem e estudarem.

A expansão da filosofia grega - e também do sofismo - se daria a partir deste momento.

Embora na sociedade do século XXI a educação venha a se constituir como o direito social presente na constituição, ainda se torna o desafio dos nossos governantes superar não apenas a evasão escolar, mas o analfabetismo que volta e meia campeia ainda os rincões de nossa pátria.

É preciso que haja governantes comprometidos com o bem-estar do seu povo e com a sua independência, a partir do caráter libertador do ensino. Não o ensino mantenedor do "status qüo", mas que faça com que o estudante tenha a sua consciência enquanto construtor de sua sociedade e um agente político de transformação. Gramsci e Paulo Freire criam no papel vanguardista da educação por esta ótica. Idem aos grandes líderes progressistas e populares que sempre acreditaram na educação como o meio de avanço social e de libertação do povo.

Que o dia 15 de março - coincidindo com os 49 anos das históricas Reformas de Base (como abordei anteontem em http://www.youtube.com/watch?v=dWYThtFdNpg) - nos faça com que tenhamos uma grande reflexão sobre este tema. Um assunto que envolve a todos nós, brasileiras e brasileiros.

Um grande abraço!