FILA DOS IDOSOS

Brasileiro já gosta de fila. Outro dia, estava na fila do Banco, às 9:50, horário de Brasília, e devia ter umas 20 pessoas na minha frente. Parecia não ser um dia de muito movimento, e lá nos primeiros lugares, 3 velhinhos: Sr. Antônio Nascimento, aposentado, 73 anos, Sr. Manuel Cândido, também aposentado, 77 anos, e o mais novo, Sr. Brasilino Dutra com 70 anos de idade. Um senhor, que também esperava na fila, contou-me a história deles.

- A senhora está vendo aqueles 3 primeiros da fila? interrogou-me Sr. José Carlos Pereira, também aposentado, bem mais novo que os três.

- Sim, o que tem eles? Devolvi a pergunta com curiosidade.

- Há anos recebo minha aposentadoria no mesmo dia que eles e são sempre os primeiros da fila. Eles apostam quem chega mais cedo; um guarda o lugar para o outro ir tomar um cafezinho, comprar o jornal, e etc., desde às seis da mãnha.

- Às seis da manhã! - Espantei-me - Se o Banco só abre as 10:00 horas e mesmo sendo os primeiros eles esperam quatro horas na fila, do lado de fora, em pé e no sol, não seria mais fácil esperar do lado de dentro do banco, mesmo não sendo o primeiro?

- Seria, - respondeu-me Sr. José Carlos - mas, é a diversão deles.

O Banco já estava abrindo quando, de repente, um outro aposentado chegou e se colocou à frente dos três; e aí, começou uma grande discussão. O primeiro falou:

- Isto é um abuso, eu cheguei às 6:00 horas e não havia ninguém na fila, gritou o Sr. Antônio apontando um papel colado na parede, onde marcava a hora que cada um tinha chegado. Sr. Manuel às 6:20 h e Sr. Brasilino às 6:35 h.

O velhinho que chegara por último, motivo da confusão, não dava a mínima para o que os outros falavam; continuava inerte no primeiro lugar da fila.

Quando o Banco abriu as portas para que entrássemos, ele virou-se calmamente e perguntou:

-Tem alguém com mais de 90 anos nesta fila? Se houver, pode passar a minha frente. Os três se calaram, afinal, já haviam lutado muito pelos direitos dos mais idosos e neste caso o invasor da fila estava coberto de razão.