História Recontada de J. Darc

Rosemere

... Donzela de Orleans. Padroeira da França. Heroína da Guerra dos cem anos que na realidade durou cento e dezesseis anos entre França e Inglaterra. Causas da Guerra dos Cem Anos: Ingleses tomam extensas terras francesas e os franceses querem de volta essas terras perdidas . A Donzela de Orleans vestiu-se de homem até o suspiro final. Virgem e examinada pelos costumes teológicos desse período, completamente interrogada, ganha do rei uma espada, nenhum abraço e um tonitroante "vá à luta" rumo à libertação da cidade de Orléans invadida pelos ingleses. Comanda a donzela um exército de quatro mil homens. Todos vestidos de homens.

Os franceses estavam tentando pela segunda vez libertar Orleans, mas novamente ela, Donzela Darc é quem conseguiu. Foi uma indescritível vergonha inglesa para a ocasião.

Em 1430 foi capturada pelos borguinhões (ingleses). Conduzida e interrogada novamente. O Duque de Borgonha, Felipe, o Belo, tomou-a como propriedade sua, assim acabou por passá-la adiante. Ela acabou vendida aos ingleses.

Entra Portugal em cena. Dona Isabel, filha do rei D. João I tinha um ódio figadal por essa criatura. Mordia unhas e dedos quando pensava nela porque (Portugal era aliada da Inglaterra e da Borgonha) Joana Darc havia cercado suas tropas quando ela, Isabel, ardentemente ia justamente se casar em chamas. Casar logo com Felipe, O Bom o que era só o que faltava.

A igreja católica, ops, digo, Portugal em seus melhores dias de monarquia religiosa se servia de Jesus e Deus para tudo como diria Saramago. Basicamente para facilitar as coisas da nobreza como condenar por heresia e torrar as pessoas como bem entendessem. Sem nenhuma religiosidade (exceto a própria) Joana foi queimada viva para grande espetáculo de respeito entre Igreja e Povo. O fato de se vestir de homem fora extenuantemente comentado pelos religiosos como sendo um "pecadão" digno de incineração. As cinzas dela levadas em processão pelos cardeais foram jogadas no Reno para que a sua memória fosse apagada. Quase conseguiram. Voltaire que era narigudo, feio, traficante e genial, tempos depois, tentou ridicularizar a pobre criatura. Joana Darc desapareceu como um pássaro e surgiu como cogumelos na imaginação popular.

*****************************

Coisas que se aprende rindo antes que o humor acabe.