Maternidade...

As linhas que seguem são escritas, sobretudo em agradecimentos sincero às mães extraordinárias que encontrei no caminho, com as quais aprendi e tenho ainda aprendido a desempenhar esta tarefa difícil que é a de amar incondicionalmente; exercer o acolhimento indistintamente sem julgamento .

Uma dádiva saber cuidar, preservar e manter a vida e torná-la sempre que possível mais humana, digna, humilde perante à toda criação. Uma dádiva gerar um ser propiciando ambiente salutar para a reprodução das sementes... Uma dádiva ser mulher! Há mães que geram mas não são maternais,outras já não geram e exercem sua "maternidade" com amigos, parentes e muitas vezes a dirigem à toda humanidade.

Há pais, irmãos, amigos, filhos que cumprem o papel maternal suprindo ausências, cobrindo de cuidado essencial os seus e desta forma preparando-os para separações futuras visto que elas sempre acontecem. Aprender a despedir-se é necessário para irmos em frente...

Desejo que o instinto maternal do qual estamos imbuídos deste os primeiros contatos com nossos semelhantes, seja revigorado, coberto de bênçãos, no período "mariano". E, que a fecunda carícia prolongue-se através dos dias para que lembremos o quanto é maravilhosa a energia nutridora do feminino que nos cerca.

Ergamos o olhar às deusas, às mães dos homens, à terra (Gaia) à Maia, Réia, Cibele, Sofia e até a deusa virgem Atena...

Minha idéia de maternidade engloba toda estrutura familiar e sócial. Ou seja é mister que as mães tenham suporte para a “missão” que exige constante atenção e disposição para amparar, nutrir o corpo e a alma de seus filhos enquanto delas eles forem totalmente dependentes.

Durante este período que antecede a data do “Dia das Mães” creio necessária a reflexão sobre o real valor da vida e dos processos nos quais estamos envolvidos e do quanto cada um é responsável por todos, bem como a sociedade o é por cada um de seus membros iniciando pela mais frágil criatura ...

*-*virgínia momberger fulber * além mar poetinha - 2004 reescrito em 10 de maio de 2013

virgínia vicamf
Enviado por virgínia vicamf em 11/05/2013
Reeditado em 12/05/2013
Código do texto: T4285310
Classificação de conteúdo: seguro